Dando seguimento às atividades referentes ao Março Lilás, a Secretaria de Município de Saúde realizou, nesta quarta-feira, 26, uma capacitação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, voltada aos profissionais de saúde que atuam na rede municipal.
O evento ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal e reuniu mais de 50 participantes, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde da Família -UBSFs de diferentes bairros do município.
O encontro foi conduzido pela nova Coordenadora do Programa Municipal de IST/HIV e Hepatites Virais, Maria da Penha Silveira, que destacou a importância em reorganizar a rede de diagnóstico. “O objetivo principal da capacitação é apresentar o cenário nacional, estadual e municipal das ISTs, principalmente no que tange as testagens rápidas, e observar que Rio Grande está um pouco aquém do que se espera. Desta forma, reunindo e capacitando profissionais, nós iremos em busca de estratégias conjuntas para melhorar esses índices e aumentar a realização de testagens rápidas”, explicou.
A prefeita Darlene Pereira também esteve presente no evento, salientando a importância da pauta, desejando boas vindas para a nova coordenadora e parabenizando todos os profissionais pelos serviços prestados.
“Seja muito bem-vinda, Penha. Gostaria de parabenizar a todos vocês, principalmente pelo Dia D do Março Lilás, que aconteceu no último sábado, onde foram realizados muitos atendimentos. Quando a gente olha para um trabalho conjunto como este, onde todos os postos de saúde participaram, percebemos que é algo muito importante e necessário. O retorno positivo que vocês trouxeram para a vida das mulheres atendidas. Enfim, quero registrar o meu carinho e reconhecimento por vocês estarem na linha de frente, recebendo e vivendo a dor e a fragilidade das pessoas”, disse.
A prefeita acrescentou, ainda, que o governo trabalha para ouvir as pessoas nos mais diferentes seguimentos, e busca solucionar os impasses que surgem. “Vamos continuar realizando um trabalho onde possamos ter cada vez mais momentos de formação e escuta, pensando juntos nas melhores alternativas para qualificar os nossos serviços de saúde”, finalizou.
PrEP e PEP
Durante a qualificação, a Dra. Marcia Silveira esteve ministrando uma palestra sobre a PrEP- Profilaxia Pré-Exposição, que é uma forma de prevenção através de medicação administrada antes da exposição ao HIV; e a PEP – Profilaxia Pós-Exposição, que é uma medida de prevenção de urgência, a ser administrada em situação de risco de infecção, após exposição ao vírus.
Os atendimentos são gratuitos e podem ser encontrados na rede de saúde pública. A PrEP está disponível no Ambulatório Municipal de IST, localizado no Posto IV, nas UBSFs Aeroporto, Barra, Bernardeth, BGV II, Marluz e Querência, e também no Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia – SAE Infectologia, no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.
Já a PEP deve ser administrada em até 72 horas após a exposição ao vírus, e pode ser encontrada na UBSF do bairro Parque Marinha e nas Unidades de Pronto Atendimento – UPAs da Junção e do Cassino. Apesar da PrEP e da PEP serem extremamente importantes para prevenir o HIV, cabe salientar que o uso de preservativos é essencial para a prevenção de HIV e outras ISTs.
ASSESSORIA -- PMRG