Visando atender às necessidades da população e promover o desenvolvimento social e econômico do Município, a Prefeitura do Rio Grande realizou o cadastramento de dez projetos de obras para a cidade junto ao Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. Os projetos contemplam áreas como infraestrutura, saúde, lazer, educação, mobilidade urbana e outras.
Entre os projetos cadastrados, destacam-se a construção de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no bairro Buchholz, uma nova Unidade Básica de Saúde e escola infantil, ambas no bairro Junção, as aquisições de ônibus escolares e equipamentos para a saúde – entre os quais uma Unidade Odontológica Móvel – e a construção de um Centro Esportivo Comunitário no bairro Cidade de Águeda, visando oferecer melhores condições para a prática de atividades físicas e lazer à comunidade rio-grandina.
Além dos projetos já mencionados, a administração municipal cadastrou, também, um projeto de infraestrutura para a Orla da Dom Bosquinho, que visa aumentar, revitalizar a área da orla e proporcionar mais espaço para o convívio social e atividades ao ar livre naquele local. O cadastramento do respectivo projeto foi possível graças à inclusão do Município no subeixo do PAC, Prevenção de Desastres - Drenagem Urbana.
De acordo com a titular do Gabinete de Programas e Projetos Especial (GPPE), Giovana Trindade, os valores necessários para a execução do projeto da orla já foram especificados junto ao governo federal, assim como os valores dos demais projetos que seguem diretrizes estabelecidas pelo próprio governo. Com a etapa de cadastro concluída, a expectativa agora é pela aprovação dos projetos e de que Rio Grande seja contemplada com os recursos necessários para as suas execuções.
O Novo PAC vai investir R$ 1,8 trilhão em todos os estados do Brasil. O programa, coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais objetiva acelerar o crescimento econômico e a inclusão social, gerando emprego e renda, e reduzindo desigualdades sociais e regionais.