Em 2025, 23 cursos de graduação da FURG passarão pelo processo de avaliação do MEC
Publicado em 06/04/2025 16:10
Variadas

Iniciou na quarta-feira, 2, o processo de visita dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC), para realização da avaliação in loco virtual dos cursos de graduação. O primeiro curso a passar pela avaliação em 2025 foi a graduação em Letras – Português e Francês. A previsão é que, ao longo do ano, outros 23 cursos também recebam a visita dos avaliadores. Ainda em abril, mais três cursos serão avaliados e, em maio, já estão programadas visitas para sete cursos. A FURG aguarda a definição das datas para os demais 12 cursos previstos.

“O processo de avaliação in loco dos cursos de graduação é uma etapa fundamental para o credenciamento de novos cursos e o recredenciamento daqueles já existentes. Para serem reconhecidos pelo MEC e terem seus diplomas validados, todos os cursos de graduação precisam, periodicamente, passar por essa avaliação e obter, no mínimo, o conceito 3, em uma escala de 1 a 5”, explica o diretor de Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Maia Nery.

 

De acordo com o reitor em exercício, Ednei Gilberto Primel - que acompanhou o processo – este é um momento muito importante para a instituição, uma vez que se constitui como uma oportunidade para que os cursos de graduação da Universidade possam ser avaliados por avaliadores externos à sua comunidade, o que contribui para os processos de melhoria continua. “Esse olhar é muito importante para que possamos estabelecer políticas e rumos para os nossos cursos, com base no que é apontado pela avaliação. Temos uma expectativa muito positiva para esse processo pois nossas equipes, tanto coordenadores, diretores de unidade, o time de avaliação institucional, nossa procuradora institucional, Pró-reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Planejamento e Administração, além de todos os professores e técnicos envolvidos, se prepararam para esse momento, organizaram a documentação necessária e estão totalmente à disposição dos avaliadores”, detalha o gestor.

Desde a pandemia, o processo de avaliação vem sendo realizado em formato digital, em um processo colaborativo entre o MEC e a própria instituição. Na FURG, esse acompanhamento é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que busca, por meio dessas avaliações, identificar pontos fortes e aspectos a serem aprimorados, contribuindo para a melhoria da graduação e da Universidade como um todo.

ASSESSORIA -- FURG

Comentários