Integrando a programação permanente do Festimar, a Feira de Artesanato movimenta o Mercado Público de Rio Grande com a presença de artesãos da cidade, selecionados por meio de cadastro aberto pela Secretaria de Cultura, bem como as artesãs que compõem a Rede de Mulheres. A ação reforça o compromisso do festival com a valorização da produção local, o fortalecimento da economia criativa e a ocupação cultural dos espaços públicos da cidade.
Carla Ferreira, representante da Setorial do Artesanato no Conselho Municipal de Políticas Culturais, destaca a importância dessa presença contínua dentro do evento: “É maravilhoso ver as pessoas se apropriando do Mercado, que faz parte da nossa história e identidade. Quando os artesãos estão aqui, o público também vem, conhece o espaço e prestigia tanto o local quanto os trabalhos feitos à mão.”
A movimentação de visitantes tem sido intensa desde os primeiros dias do Festimar, com público percorrendo todos os corredores do Mercado e conhecendo a diversidade de técnicas e expressões artísticas oferecidas. A feira segue até o dia 21 de abril, com entrada gratuita e o convite aberto para que a comunidade valorize o artesanato e celebre a cultura local.
Conheça os artesãos selecionados pela setorial do artesanato que participam do Festimar 2025:
Ateliê das Ervas
No Ateliê das Ervas, Sandra Corrêa une saberes naturais e estética para oferecer produtos e experiências terapêuticas. Ela cria artesanalmente sabonetes, velas, banhos de ervas, chás e outros itens com foco no bem-estar. Estreando no Festimar, Sandra também oferece massagens durante o evento, chamando atenção do público com sua cadeira de massagem. Gaúcha de Santana do Livramento, ela mora há mais de 20 anos em Rio Grande, onde desenvolve sua produção com cuidado e por encomenda.
Mara Artes
Com mais de 20 anos de experiência no artesanato, Mara, da banca Mara Artes, é uma talentosa artesã natural do Rio Grande. Ela se especializa em pinturas em madeira, tecido, trabalhos com texturas, bonecos de feltro e peças em GVA (Gesso, Vidro e Arte). Esta é sua terceira participação no Festimar, evento que ela vê como uma oportunidade de expandir suas vendas e continuar o sucesso de suas criações.
Marilaine Art’s
Com mais de 20 anos de experiência no artesanato, Marilaine cria enxovais de bebê feitos com tricô e crochê, à mão e na máquina, tudo com muito cuidado e delicadeza. Rio-grandina de coração, ela participa pela primeira vez do Festimar trazendo peças únicas para quem valoriza o feito à mão.
Verinha Artesanato
Direto de Rio Grande, Vera participa pela primeira vez do Festimar com a sua banca Vera Artesanato, trazendo uma linda variedade de peças feitas à mão: crochê, artesanato em EVA, faixinhas de meia de seda e muito mais! Com uma trajetória que começou aos 14 anos — e já soma mais de quatro décadas de dedicação ao artesanato — ela participa de feiras pela cidade levando sua arte e carinho em cada detalhe. A expectativa para o festival é de mostrar com orgulho tudo o que produz com tanto amor.
Seu Chima Mais Especial
Pela primeira vez no Festimar, a Seu Chima Mais Especial traz cuias personalizadas com gravação a laser feita na hora, além de copos, garrafinhas e térmicos incríveis! A loja, comandada por Bianca Almeida Martins, é de Rio Grande e já roda por diversos eventos na cidade e fora dela. Com um ano e meio de estrada, a expectativa para o festival está lá no alto — afinal, quem resiste a um mimo personalizado?
Cris Biscuit
Estreando no Festimar, Cristiane Borges, da Cris Biscuit, apresenta peças feitas com muito cuidado em porcelana fria — o famoso biscuit! Com dez anos de experiência, ela também trabalha com MDF e participa de feiras e eventos na cidade, especialmente durante o verão. Nesta edição, marca presença pela setorial de artesanato e está cheia de boas expectativas para a sua primeira participação!
Chima Arte
A expositora Clarice, da marca ChimArte, participa pela terceira vez do Festimar. Atuando há oito anos no segmento, ela trabalha com itens personalizados relacionados ao chimarrão, incluindo kits e materiais sob encomenda. Clarice mantém uma loja online ativa 24 horas e participa com frequência de feiras e eventos. A expositora tem boas expectativas para o festival, especialmente com o aumento de público esperado para o fim de semana, incluindo visitantes de outras cidades.
Arte de Galpão
O expositor Rudinei, da marca Arte de Galpão, participa pela primeira vez do Festimar com uma banca familiar que reúne trabalhos em madeira feitos por ele, além de fotografias, bordados e ilustrações produzidos por sua esposa e pelo enteado. Com cerca de cinco anos de atuação em feiras de rua, eventos e exposições, Rudinei destaca que a expectativa para a participação no festival é bastante positiva, principalmente pelo grande público que o evento costuma atrair.
Graças Artes
A rio-grandina Maria da Graça é a artesã por trás da Graça Artes. Com mais de 15 anos de experiência no artesanato, ela trabalha com costura criativa e reaproveitamento de jeans e tecidos, confeccionando bolsas, paninhos de prato, toalhinhas de colar, almofadas e até alguns tipos de bonecas. Tudo é produzido por ela, com carinho e dedicação. Participando pela primeira vez do Festimar, Maria da Graça espera que o evento traga boas vendas e novas oportunidades para continuar divulgando seu trabalho artesanal.
Anna Artes
Alexandra marca presença no Festimar com a banca Anna Arte. Ao lado de uma amiga, ela produz e comercializa peças artesanais como lençóis, trilhos de mesa, tapetinhos, crochê, macramê e decorações em geral. Tudo é feito à mão, com muito cuidado e dedicação pelas duas artesãs. Com cerca de quatro a cinco anos de experiência no artesanato, Alexandra participa pela segunda vez do festival e está confiante: espera boas vendas e que a festa seja positiva para todos os envolvidos.
Art Gaudéria
Rafael é o responsável pela banca Arte Gaudéria, onde oferece uma linha campeira e tradicionalista. Entre os produtos, estão facas artesanais, punhais, kits para chimarrão, bombas, mateiras e alpargatas — todos produzidos por ele. Atua como artesão há cinco anos e está participando pela primeira vez do Festimar. A expectativa é positiva, especialmente agora que o movimento da feira começou a crescer. Rafael é de Rio Grande.
Arte Rústica
A Arte Rústica, de André, está presente no Festimar com peças únicas em madeira e trabalhos de pirografia, técnica artesanal que imprime desenhos com queimaduras na superfície da madeira. Com doze anos de experiência e uma trajetória marcada por participações em eventos e feiras, André já esteve em todas as edições do festival, sempre levando sua arte cheia de identidade. Após encerrar sua loja física durante a pandemia, ele se dedica exclusivamente aos eventos e chega ao Festimar com boas expectativas e otimismo quanto ao movimento e ao clima.
Ateliê dos Nonos
No Ateliê dos Nonos, Celito é quem comanda a pintura das peças em gesso, enquanto Jaqueline cuida da parte mais delicada, finalizando os detalhes. A dupla trabalha com dedicação desde 2020. Já participaram de outras edições do Festimar, como a de 2023. Para este ano, a expectativa é que a feira seja boa e traga bons frutos. Celito é de Rio Grande.
Artes Farias
Com uma longa trajetória de mais de 35 anos no artesanato, Cláudio Farias, da Artes Farias, traz ao Festimar sua produção voltada à espiritualidade budista, como japamalas feitas à mão, peças em madeira, pedras e incensos. Natural de Rio Grande, retornou à cidade após décadas em Blumenau e participa pela primeira vez do festival. Convidado pela Setorial do Artesanato, ele resume a experiência com entusiasmo: “Está ótimo. Estou curtindo de verdade.”
Festimar
De 11 a 21 de abril, o Festival do Mar ocorre em Rio Grande-RS. São diversas atrações gratuitas, como shows locais, estaduais e regionais. O evento é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande e São José do Norte e do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
ASSESSORIA FESTIMAR