Após o feriado de Páscoa, moradores da Ilha dos Marinheiros passaram a contar com o atendimento de uma ambulância da Secretaria da Saúde da Prefeitura do Rio Grande, disponibilizada por meio do Serviço Municipal de Urgência (SMU). A ideia é que o veículo atenda à população local, de forma temporária, enquanto a ponte que liga a ilha à cidade estiver em obras e até que se ofereçam plenas condições de trafegabilidade no local.
Caso algum morador necessite do serviço da ambulância, pode chamar pelo telefone 08006451192. O veículo ficará estacionado em frente ao posto de Saúde João Santos da Silva, localizado na ilha, aguardando chamadas de caráter urgente ou de emergência, a partir das 20h e até 7h da manhã do dia seguinte.
Nesta quarta-feira (23), a secretária-adjunta da Saúde, Fernanda Freire e a gerente de Urgência e Emergência da Secretaria, Letícia Barros estiveram na ilha dos Marinheiros conversando com moradores e reforçando a disponibilidade deste serviço temporário. A adjunta explicou que, desde terça-feira (22), “colocamos uma ambulância no turno noturno para o atendimento da população ilhéu nos casos de urgência e emergência”.
A presença da ambulância na localidade tem como objetivo reduzir o tempo resposta. "O que é isso? É o tempo entre os pedidos de socorro até a chegada da equipe para iniciar o primeiro atendimento", explica Fernanda Freire. É uma ambulância de suporte básico que conta com um técnico em Enfermagem e um condutor, e possui todos os equipamentos necessários para ofertar esse primeiro atendimento. Entre os itens disponibilizados no veículo há desfibrilador, oxigênio e material de ventilação para que se possa fazer reanimação cardiopulmonar. "Temos todos os dispositivos para um serviço de emergência", ressaltou.
Rubensmar Mendes, morador na ilha dos Marinheiros desde o final da década de 90, estava na fila de embarque da balsa com seu veículo para fazer a travessia da ponte quando foi indagado sobre a importância da ambulância para a comunidade. Disse que vai melhorar bastante o atendimento e se somará ao que já é oferecido no posto de Saúde. Com 66 anos, argumentou que, para quem já é idoso, sempre é bom poder contar com esse tipo de serviço de urgência e emergência.
A moradora Ivone Dias, também idosa e residente na ilha desde que nasceu, disse que a presença da ambulância na ilha é uma ótima ideia. "Tudo que puderem fazer para nos beneficiar é bom", afirmou ao lembrar que seria interessante ninguém precisar usar o serviço. "Tomara que não seja necessário, pois seria sinal de que a saúde está boa", brincou.
Serviço SMU
O Serviço Municipal de Urgência (SMU) presta atendimentos de Suporte Básico de Vida e remoções de pacientes em situação de Urgência e Emergência. Os veículos utilizados para este tipo de remoção são ambulâncias tipo B, tripuladas por um técnico em Enfermagem e um condutor socorrista.
ASSESSORIA -- PMRG