Na manhã desta última terça-feira, 22, colaboradores da Fundação de Apoio à FURG (FAURG) reuniram-se no auditório do Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Oceantec) para a habitual reunião de apresentação e aprovação do Relatório de Gestão anual; a ação visa a máxima transparência das ações do órgão. Na oportunidade, estiveram presentes mais de 20 representantes do conselho deliberativo, que debateram e discorreram sobre tópicos específicos, buscando contribuir com o texto final da proposta.
Ainda durante o encontro, foram aprovadas outras pautas, como a recondução do empresário Marcelo Valente à posição de membro externo no conselho deliberativo; a homologação das decisões da Diretoria Executiva “ad referendum”; a aprovação da deliberação que dispõe sobre o Fundo de Verbas Rescisórias; a aprovação da deliberação que dispõe sobre a criação e operação de conta vinculada individual para colaboradores CLT; além de assuntos gerais envolvendo a ciência do conselho sobre ações práticas e trâmites processuais a exemplo da nova empresa de auditoria independente designada pelo Conselho Fiscal e a doação de bens da FAURG.
“É importante destacar que as ações da Fundação não são direcionadas pela gestão da Universidade, embora exista um acompanhamento dessas ações, o que se dá por meio do Conselho Deliberativo, composto por diretores das Unidades Acadêmicas, por pró-reitores, reitora e vice-reitor - que presidem este grupo - além de um representante da sociedade, externo à FURG. Dizer isso é significativo, uma vez que denota, ao mesmo tempo, a autonomia necessária para que a FAURG possa desenvolver as suas atividades com a devida excelência, e, ainda, o quanto a instituição também participa dessas ações, embora numa perspectiva não tão ativa, mas de suporte”, explica a reitora Suzane Gonçalves durante a sua fala.
Além da reunião ordinária, ainda durante a manhã, foi realizada uma outra reunião, em caráter extraordinário, na intenção de viabilizar uma alteração no regimento interno da Fundação, por meio do seu estatuto, que, agora, possibilita que a Universidade possa avançar em algumas questões institucionais que dependem da FAURG para sua execução.
Sobre o Relatório 2024
O Relatório de Gestão é um documento robusto, produzido pela FAURG anualmente. Na oportunidade, o texto aprovado faz referência ao ano de 2024, além de registrar outros dados como informações institucionais sobre a fundação, seu planejamento estratégico vigente, a própria prestação de contas para o período, uma lista de projetos apoiados, destaques da gestão e anexos que corroboram as projeções apresentadas.
De acordo com a diretora da FAURG, Danúbia Espíndola, a apresentação do relatório é parte de uma determinação do estatuto social da Fundação, e, também, representa um compromisso não só com a transparência dos dados, mas visa dar ciência à comunidade acadêmica do que é feito pela FAURG, e como este órgão gerencia seus recursos e apoia projetos dentro da FURG.
“No relatório também apresentamos as finalidades das nossas ações, nossa missão, nossa visão e valores. É, sobretudo, um estudo organizacional. No documento referente ao ano de 2024, fica evidente uma transformação muito impactante, observada em crescente nos últimos anos; o professor Ednei, hoje vice-reitor e antigo gestor da Fundação, pega a FAURG em uma situação e entrega num momento completamente diferente, em ascensão e em pleno funcionamento, com muita potência e muito fôlego, tanto em projetos quanto recursos”, conclui.
“O que nós aprovamos hoje é o resultado de um trabalho de uma instituição que tem um compromisso institucional com a FURG. A Fundação é um mecanismo da Universidade que existe e compreende toda a força e estrutura que a FURG possui, e concede celeridade e suporte para o gerenciamento e a captação de recursos que impulsionam essa potencialidade. E para isso, é importante sempre ter em mente a modernização dos processos e procedimentos, o que se apresenta, agora, com as mudanças no estatuto interno, que irão permitir muitas realizações que já tínhamos no horizonte há um longo tempo, mas que eram impraticáveis antes dessas alterações”, explica o vice-reitor, Ednei Primel.
ASSESSORIA FURG