Prefeitura projeta ações futuras e retomada de investimentos para o Município
Publicado em 01/05/2025 09:33
Variadas

Durante a prestação de contas dos 120 dias de governo, a chefe do Executivo Municipal, Darlene Pereira, delineou um plano de ação focado em três pilares que guiarão os trabalhos do governo municipal nos próximos quatro anos. O primeiro pilar é o do Cuidado, União e Participação, onde a requalificação dos serviços públicos será uma prioridade, com ênfase na saúde, educação, cuidado social, segurança pública e infraestrutura. Neste mesmo pilar, Darlene explicou que estará incluído também o eixo da tecnologia, que será qualificada pela administração municipal para aproximar ainda mais o povo do governo e garantir que as inovações estejam alinhadas às necessidades da população. O segundo pilar é o Desenvolvimento Sustentável com Inclusão, buscando integrar a inclusão social nas políticas públicas. O terceiro pilar é o Futuro com Mais Conquistas e Esperança. 

Darlene destacou que o futuro do Rio Grande já está sendo escrito, com um momento de retomada de investimentos públicos, fortalecimento da indústria local e valorização da inovação e do conhecimento. Ela mencionou, por exemplo, a conversão da Refinaria Riograndense em biorrefinaria, a retomada do Polo Naval, a energia eólica offshore e a prospecção de petróleo na Bacia Pelotas, e que também beneficiará os rio-grandinos. Além disso, a prefeita disse que o Turismo receberá apoio financeiro maior e um desenvolvimento estruturado por parte do Município, que trabalhará para integrar Rio Grande ao turismo regional.  “Cada pessoa dessa cidade deve encontrar oportunidades para empreender, trabalhar e realizar seus sonhos. E nós trabalharemos para que isso aconteça”, assinalou a prefeita.

Seguindo na área do Desenvolvimento, a Prefeitura aguarda nos próximos meses pelo resultado dos 10 novos projetos de obras cadastrados pela administração municipal junto ao Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. Os projetos contemplam áreas como infraestrutura, saúde, lazer, educação, mobilidade urbana e outras. 

Entre os projetos cadastrados, destaca-se um grande projeto de infraestrutura para a Orla da Dom Bosquinho, que visa revitalizar a área da orla e proporcionar mais espaço para o convívio social e atividades ao ar livre naquele local. Além dele, projetos como a construção de um Centro de Atenção Psicossocial, uma nova Unidade Básica de Saúde, escola infantil, construção de um Centro Esportivo Comunitário, aquisição de ônibus escolares e equipamentos de saúde também aguardam avaliação do governo federal. 

Na área da Segurança, o governo municipal está buscando, desta vez através do PAC 3, um financiamento que, entre outras melhorias para o setor, oportunizará a instalação de mais 208 novas câmeras de videomonitoramento pela cidade. Na área do Meio Ambiente, e em conjunto com a Defesa Civil, está em fase de elaboração um sistema de monitoramento e alertas meteorológicos. Nos Serviços Urbanos estão em curso programas macro-estruturantes para a limpeza urbana. Na área da Habitação, a administração fechou acordo que permitirá a realização de obra de esgotamento sanitário no Empreendimento Junção, beneficiando mais de mil famílias que aguardam pela obra para a entrega do Habite-se e posterior recebimento da matrícula dos seus respectivos imóveis. Já na Assistência Social, o aguardo pelo recebimento de R$ 3 milhões em recursos que serão investidos em programas do Sistema Único de Assistência Social-SUAS no Município.

Um passo importante para a concretização desse planejamento será a entrega nesta quarta-feira (30) do Plano Plurianual - PPA 2026-2029 à Câmara Municipal, onde estão contidas todas as metas e programas a serem trabalhados nos próximos quatro anos. O documento foi construído com a participação ativa da sociedade que, em assembleias populares, pode eleger os eixos prioritários de investimentos pelo governo municipal e apresentar demandas.

ASSESSORIA PMRG

 

Comentários