A Secretaria da Educação (SMED) promoveu, na manhã desta quarta-feira (07), um encontro com diretores e vice-diretores da Rede Municipal de Ensino no Salão Nobre da Prefeitura. A ocasião foi marcada pelo anúncio da entrega de kits escolares e por debates sobre melhorias na educação e ações de proteção à infância.
Os materiais fornecidos neste momento são destinados para a educação infantil e, pela primeira vez, estão sendo entregues em formatos de kits com os itens necessários para as atividades. Entre os artigos estão canetinhas, tintas coloridas, massas de modelar, gizes de cera, fitas, barbantes, pincéis, tesouras, lápis de cor, entre outros que serão utilizados nas atividades pedagógicas. A entrega visa atender as turmas de berçário, maternal I, maternal II, nível I e nível II.
Ao todo, foram investidos cerca de R$ 3 milhões na compra. Além dos produtos citados, específicos para a educação infantil, também foram adquiridos materiais de expediente, limpeza e higiene, que serão encaminhados para suprir a demanda de toda a Rede Municipal.
“Esse material foi organizado de acordo com as idades das crianças da educação infantil e vai qualificar muito o trabalho pedagógico nas escolas. Eu não tenho dúvida que os professores saberão muito bem aproveitar esse material para atender ao processo de aprendizagem dos nossos estudantes. Então, eu já fico feliz antecipadamente, porque eu sei que vai ser muito bem aproveitado e nós temos um setor pedagógico que pode orientar os professores também no que for preciso no uso dos materiais”, avalia a secretária Cleuza Dias.
A prefeita Darlene, que não pôde comparecer devido a compromissos oficiais com a Presidência da República, em Brasília, enviou uma mensagem especial aos presentes. Em sua fala, destacou os avanços conquistados pela gestão na área da educação e reafirmou o compromisso com a qualificação do ensino no Município.
Além do anúncio da chegada dos kits, foram tratados temas de alinhamento estratégico entre a Secretaria e os gestores escolares. Também foi discutido o cronograma de visitas às escolas, que já está em andamento, com o objetivo de acompanhar de perto as demandas das unidades e fortalecer as ações pedagógicas. Ainda foram abordados temas como o cadastro de informações nos sistemas de educação em níveis estadual e federal, o resultado dos testes aplicados com os alunos, entre outros tópicos.
Outro ponto importante debatido no encontro foi a campanha do Mês da Proteção, também conhecido como Maio Laranja, voltada à prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A secretaria reforçou a importância do engajamento das escolas nessa mobilização, promovendo atividades de conscientização com alunos, educadores e famílias.
ASSESSORIA PMRG