Caic sedia final da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Publicado em 08/07/2025 13:13
Variadas

Centenas de estudantes de 30 escolas da rede municipal se deslocaram até o Centro Integrado de Atendimento à Criança (Caic), na tarde de sexta-feira, 4, para prestigiar a final da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente no Rio Grande.

O tema central da conferência este ano foi Justiça Climática, reforçando a importância do protagonismo infantojuvenil na construção de soluções para os desafios ambientais dos tempos atuais.

A atividade marcou a conclusão das conferências escolares voltadas ao tema do meio ambiente. Com o dia ensolarado, o evento teve a apresentação ao ar livre de projetos de extensão da FURG, como Tubarões de Mochila e Aprender Neurociências Brincando, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Alunos de 6 a 16 anos apresentaram trabalhos desenvolvidos em suas escolas e os melhores foram selecionados para representar Rio Grande nas etapas estadual e nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

A atividade também marcou o recomeço dos trabalhos da horta do Caic, no pátio em frente à escola. No início da tarde, alunos participaram do pantio simbólico de árvores frutíferas como laranja, bergamota e pitanga. Os trabalhos são realizados em parceria com o Centro de Convívio dos Jovens do Mar (CCMar), com a participação de dois estudantes bolsistas do projeto Acreditar e Investir. "Esses dois bolsistas vão começar, no CCMar, o trabalho de aprendizagem sobre hortas. Depois que eles estiverem já mais capacitados para trabalhar aqui na horta, a partir de agosto vamos começar a fazer os canteiros", explicou a diretora do Caic, Elaine Nogueira da Silva. "A horta é super importante para nós, tanto para a alimentação da merenda escolar, para os estudantes, mas porque também a gente sabe que o excedente eles podem levar para casa, como acontecia em outras épocas aqui na escola", completa a diretora.

As atividades da conferência foram organizadas por salas, conforme a faixa etária dos estudantes. Toda a manhã foi de apresentação e avaliação de trabalhos, e à tarde os projetos escolhidos foram apresentados. Foram, ao total, 30 trabalhos com foco nas questões climáticas e seus impactos no território local. Esses projetos passaram da etapa municipal e poderão avançar para as etapas estadual e nacional, organizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

O evento também contou com a presença de autoridades como a prefeita Darlene Pereira, a secretária de Município da Educação, Cleuza Dias, e dos deputados Alexandre Lindenmeyer e Halley de Souza.

ASSESSORIA FURG

 

Comentários