Uma comitiva liderada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) foi recebida na tarde desta segunda-feira (14), na sede da Prefeitura Municipal, pela prefeita Darlene Pereira e pelo vice-prefeito Renato Gomes. No encontro do qual também participaram integrantes do secretariado de governo e os deputados petistas Alexandre Lindenmeyer e Halley de Souza, foram discutidas as possibilidades de expansão de novas estruturas do Sistema “S” no Município.
A diretora do Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Susana Kakuta disse que a comitiva já estava na cidade para visitar espaços com infraestrutura existente, como a antiga fábrica Rheingantz, e que há interesse em se iniciar novas atividades ainda neste semestre. Além disso, ela mencionou a intenção de se implantar uma unidade maior do Senai no Município.
Toda a conversa e a proposta de investimentos são resultados de uma agenda anterior da prefeita Darlene junto ao presidente da Fiergs, Cláudio Bier. Conforme Suzana, o encontro desta segunda-feira está alinhado com o atual momento de desenvolvimento do município do Rio Grande, que tem recebido diversos investimentos e outros já estão alinhavados para os próximos meses e anos, como os previstos para o Polo Naval e a Refinaria de Petróleo Riograndense. “Nós, como Sistema ‘S’, viemos para ajudar a fortalecer essa visão de sedimentar o trabalho aqui na região, preparando jovens e adultos para todas essas oportunidades que virão”, afirmou.
A prefeita Darlene destacou que a parceria com a FIERGS poderá ampliar as oportunidades de qualificação profissional para os moradores de Rio Grande, inclusive com a qualificação dos estudantes do Ensino Fundamental e a formação de professores por intermédio do Sesi. Darlene considerou a reunião bastante produtiva com representantes diretores da FIERGS, Sinduscon, Sesi e Senai. “Foi discutida a busca por novos espaços para expandir os serviços dessas instituições, o que permitirá a abertura de novas vagas de formação profissional, atendendo uma demanda antiga do Município em novo momento para toda a cidade”.
Torquato Ribeiro Pontes Neto, empresário da pesca no Município e presidente do Sindicato da Indústria da Pesca, avaliou como altamente positivo o encontro com a prefeita. Ele destacou a importância da convergência entre iniciativa privada, poder público e o Sistema FIERGS, e demonstrou expectativa de que os encaminhamentos discutidos avancem ainda mais.
A retomada do protagonismo industrial do Rio Grande, especialmente sobre o setor naval, no qual o Senai já teve papel fundamental na formação de profissionais, foi destaque na manifestação do deputado federal Alexandre Lindemeyer. Ele defendeu a instalação de uma unidade robusta do Sistema “S” na cidade que permita maior capacitação de trabalhadores, considerando o crescimento esperado no setor naval, com novas embarcações e plataformas em construção.
Mencionou também uma parceria atual do Senai com a Ecovix para requalificar 300 trabalhadores, reforçando a necessidade de investimentos estruturais em qualificação para atender à crescente demanda por mão de obra qualificada na região.
Na mesma linha, o deputado Halley destacou que Rio Grande está iniciando um novo ciclo de desenvolvimento, com obras como a conversão da Refinaria Riograndense em biorrefinaria, a construção de um novo terminal portuário (que deve empregar cerca de 1.500 trabalhadores) e a retomada de atividades no Polo Naval com a entrega de embarcações. Ele ressaltou a importância de se aprender com o passado e consolidar esse crescimento de forma duradoura, com parcerias sólidas — especialmente com o Sistema S (Fiergs, Senai, Sesi) —, pensando no curto, médio e longo prazo.
Após a agenda com a prefeita, o vice e secretários, a comitiva foi visitar alguns espaços sugeridos pela administração municipal para implantação de novos investimentos. O secretário Vitor Magalhães (Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Economia Criativa) acompanhou a visita.
ASSESSORIA PMRG