Uma notícia aguardada com grande expectativa pela comunidade rio-grandina e região Sul do Estado foi confirmada: o projeto executivo para a duplicação do Lote 4 da BR-392 foi oficialmente incluído no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. A inclusão representa um passo fundamental para a realização desta obra que é considerada de suma importância para o desenvolvimento logístico e econômico da região. A obra – a duplicação de cerca de 9 km de rodovia – é considerada estratégica para o acesso ao Porto do Rio Grande.
A confirmação foi anunciada pela prefeita Darlene Pereira, que destacou a importância da inclusão do projeto no PAC como um fruto de uma longa luta e de diversas agendas em Brasília. A prefeita mencionou que a publicação no Diário Oficial da União (DOU) marca o avanço do projeto, que agora poderá seguir para as fases de captação de recursos e de licitação.
"Isso, para nós, da nossa cidade, para a nossa região, representa muito", afirmou a prefeita, ressaltando o esforço conjunto de diversos setores para a concretização deste objetivo. Ela agradeceu o apoio de lideranças locais, como Alexandre Lindenmeyer (deputado federal - PT) e Halley Lino de Souza (deputado estadual-PT), além de entidades empresariais e de trabalhadores da área portuária, como a Portos RS e a CDL, que contribuíram ativamente, inclusive com a assinatura de uma carta demandando a inclusão do projeto no Programa, e entregue ao presidente Lula durante sua visita a Rio Grande em fevereiro desse ano.
A inclusão do projeto executivo no Novo PAC é vista pela municipalidade como o primeiro e mais importante passo para a obra de duplicação. A expectativa é que, com o projeto garantido, o processo de licitação seja encaminhado em breve, com o objetivo de viabilizar a busca por recursos para a execução da obra já no próximo ano.
"Sem projeto não tem obra", lembrou a prefeita, enfatizando a importância de ter o planejamento executivo assegurado no programa federal. A duplicação do Lote 4 da BR-392 é considerada essencial para a melhoria da infraestrutura e mobilidade na região, para o escoamento da produção estadual e para o desenvolvimento sustentável de Rio Grande e de toda a Zona Sul do Estado.
Além desta importante conquista para a infraestrutura e o desenvolvimento local, a prefeita também compartilhou a notícia da assinatura, no dia anterior, de investimentos significativos na área de assistência social no Município. Foram destinados 2,5 milhões de reais para a construção de uma Casa de Passagem para crianças vítimas de violência e para a reforma do Centro de Referência de Assistência Social da Zona Portuária.
ASSESSORIA PMRG