A Prefeitura do Rio Grande está apoiando a participação do grupo de cavalarianos do Município, no evento estadual realizado em Caxias do Sul, que marcou a 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula. A cerimônia realizada nos Pavilhões da Festa da Uva, na sexta-feira (14), deu início oficial aos festejos farroupilhas de 2025 no Rio Grande do Sul e teve apresentação artística em homenagem aos 150 anos da imigração italiana.
De acordo com o secretário de Relações Institucionais e Comunitárias (SMREIC), Cláudio Costa, o Executivo Municipal tem dado todo o suporte logístico e estrutural para que o grupo rio-grandino possa estar integrado na programação. A delegação conta com 23 pessoas — sendo 17 cavalarianos e o restante na equipe de apoio.
Os cavalarianos partiram do Rio Grande às 7h da última quinta-feira (14), em viagem que durou cerca de dez horas, com transporte disponibilizado pela Prefeitura. Os cavalos foram levados em caminhão locado especialmente para garantir o cuidado e descanso dos animais.
Na sexta-feira (15), após a preparação e trato dos cavalos, os rio-grandinos participaram de um churrasco tradicional com fogo de chão e, às 18h, estiveram presentes na cerimônia de acendimento da Chama Crioula. O grupo também integrou o desfile dos cavalarianos e, no sábado (16) pela manhã, acompanhou a distribuição das centelhas, além de realizar a primeira cavalgada de 20 km na região.
Conforme o tradicionalista rio-grandino João Carlos, um dos coordenadores do grupo, o apoio do Município foi essencial para viabilizar a participação. “Sem a ajuda da Prefeitura não teríamos conseguido estar aqui em Caxias do Sul. O suporte dado foi fundamental para que esse momento acontecesse”, destacou.
A Prefeitura contribuiu com transporte, logística, fomento para o deslocamento e alimentação dos animais, além de articulação institucional com o Exército em Caxias do Sul, que forneceu estrutura para o acampamento dos cavalarianos. A cerimônia em Caxias do Sul reforça a força da tradição gaúcha e reafirma o compromisso da Prefeitura do Rio Grande com a valorização da cultura regional.
O retorno dos integrantes será realizado a cavalo, após percorrerem outros municípios onde serão entregues as centelhas da Chama Crioula, assim como ocorrerá no Rio Grande. A chegada até o município está prevista para o dia 11 de setembro, quando a centelha será recebida pela prefeita Darlene Pereira, juntamente com representantes da 6ª Região Tradicionalista. A chama permanecerá resguardada até o dia 20 de setembro, na Praça Tamandaré, onde acontecerão as atividades da Semana Farroupilha 2025, chamada este ano de “Semana Farrapa” pelos tradicionalistas.
ASSESSORIA PMRG