Viagem no tempo: Espaço Cultural e Histórico Rio Grande de São Pedro conta a história da cidade através de maquetes
Publicado em 28/08/2025 10:46
Variadas

Dentro da programação da Semana do Patrimônio 2025, os rio-grandinos tiveram a oportunidade de participar de visitas guiadas ao Espaço Cultural e Histórico Rio Grande de São Pedro, um lugar que preserva a memória da cidade através de maquetes, vestimentas, miniaturas e peças de época. A linha do tempo da fundação do Rio Grande, de 1737 a 1776, é representada através das maquetes.

O espaço é resultado da dedicação do historiador e artista José Carlos Espíndola, de 83 anos, que desde 1971 se empenha em representar a história do Rio Grande através da arte e da produção das maquetes, inspirado por seu pai, que também foi pesquisador da história do município.

Para construir esse legado, José realizou uma vasta pesquisa bibliográfica, que é apresentada durante a visita, contextualizando cada peça do acervo. O local preserva réplicas das fardas utilizadas ao longo da história e conta com aproximadamente 275 itens, cuidadosamente produzidos e preservados.

“Nosso espaço cultural apresenta a história de uma linha do tempo muito rica, entre 1737 e 1776, com fatos e curiosidades que a maioria das pessoas desconhece. A atitude da Prefeitura em promover a Semana do Patrimônio é louvável, pois também resgata e preserva a nossa história”, disse Espíndola.

A secretária executiva do espaço, Lívia Martins, compartilhou sua visão sobre a importância de conhecer a história local. “Eu acho que o mais importante é realmente ter o conhecimento da história de onde mora. Antes de nós, muita gente caminhou para que pudéssemos estar aqui hoje. Uma das coisas que as pessoas mais gostam na visita é conhecer aquilo que não conheciam, porque o que mostramos aqui não é algo visto nas escolas ou em outros lugares. É como uma viagem no tempo. Voltar na época da fundação do Rio Grande é uma das experiências mais marcantes que a gente proporciona”, afirmou.

Conforme Lívia descreve, a visita proporciona uma verdadeira viagem no tempo, oferecendo experiências únicas aos visitantes. É possível segurar uma bala de canhão original, utilizada nas batalhas históricas, experimentar as vestimentas e chapéus da época e até registrar o momento em uma fotografia como recordação.

Embora a Semana do Patrimônio esteja chegando ao fim, o Espaço Cultural e Histórico Rio Grande de São Pedro segue aberto à comunidade. O atendimento ao público ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h ao meio-dia e das 14h às 18h, na Rua Zalony, nº 61.

ASSESSORIA -- PMRG

 

Comentários