Na próxima terça-feira (16) será realizado em Rio Grande um mutirão para atendimento odontológico de pacientes com deficiência e não colaborativos. A ação acontece das 9h às 17h, na sede do Sest/Senat, localizada na Rua das Galeras, 190, no Parque Marinha.
A atividade é uma promoção em parceria do curso de Odontologia da UFPel, da Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e da Coordenadoria das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, e da Prefeitura de São José do Norte. A iniciativa será viabilizada por meio de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado Alexandre Lindenmeyer para a UFPel, visando o atendimento dos pacientes de Rio Grande e São José do Norte.
Conforme explica o titular da Coordenadoria, Rafael Carneiro, o mutirão é especialmente destinado para as pessoas com deficiência e não colaborativas. Segundo ele, o atendimento odontológico de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser bastante difícil e, por esse motivo, é necessário uma estrutura específica.
“É uma demanda histórica das famílias, porque muitas não conseguem esse atendimento e ficam sem. Acabam procurando o serviço apenas quando a única solução é a extração dos dentes, e isso traz muitos prejuízos. Então, para mim, é algo histórico conseguirmos atender essa demanda”, conta.
O mutirão, porém, não será encerrado na data dos atendimentos. O projeto prevê o primeiro acolhimento e também a continuidade da oferta dos serviços para os tratamentos
ASSESSORIA -- PMRG