MENU
380 atendimentos especializados serão ofertados durante mutirão Ebserh em Ação do HU-Furg neste sábado (13)
Ação integra mobilização nacional da Rede Ebserh para reduzir o tempo de espera nas filas do SUS
Publicado em 12/09/2025 16:59
Variadas

No sábado (13 de setembro), o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai promover um mutirão com a estimativa de 380 atendimentos especializados, a partir das 7 horas. A iniciativa faz parte do "Dia E – Ebserh em Ação", em parceria com o programa "Agora Tem Especialistas", do Ministério da Saúde (MS), e ocorrerá simultaneamente nos 45 hospitais da Rede Ebserh.

A ação vai oferecer atendimentos nas especialidades: educação em saúde e reabilitação, cirurgias ortopédicas, consultas em cardiologia, oftalmologia pediátrica, odontologia, exames de ecodoppler, eletrocardiograma, ressonância magnética, tomografia, procedimentos dermatológicos ambulatoriais, triagem em fisioterapia respiratória, triagem em fonoaudiológica, triagem nutricional e atendimento no serviço de Infectologia. O Serviço de infectologia realizará primeiras consultas de esporotricose, vacinas para COVID para pacientes do serviço, triagem sorológica com testes rápidos e profilaxia pré-exposição (PrEP). A Farmácia do SAE estará aberta das 8h às 16h para retirada de medicamentos.  

O mutirão será realizado com a convocação de pacientes que estão aguardando nas filas da regulação.

Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o Dia E demonstra o potencial da Rede Ebserh, destacando a parceria com o Ministério da Educação e Ministério da Saúde. “Com a oferta de mais exames, consultas, cirurgias e outros procedimentos, vamos continuar avançando para reduzir o tempo de espera por atendimentos pelo SUS. É mais saúde gratuita de qualidade para a população brasileira, ao mesmo tempo em que oferecemos um importante campo de prática para a formação e especialização para o corpo acadêmico dos hospitais universitários”, afirmou Chioro.

A Superintendente do HU-Furg, Sandra Crippa Brandão reforça que “o Dia E, é um momento de somar esforços para juntos trabalharmos na redução das filas de espera dos usuários do SUS, dezenas de trabalhadores estarão envolvidos neste grande propósito, que tem sido a marca da rede EBSERH, estar alinhada as demandas do SUS e também proporcionar o envolvimento de acadêmicos e residentes de diversas áreas. Estamos muito satisfeitos e orgulhosos de poder estar ofertando atendimentos que certamente trarão um enorme benefício aos usuários do SUS”.

 “Neste Dia E contaremos, novamente, com o trabalho e dedicação de dezenas de servidores do HU com objetivo de contribuir na redução de fila de esperas, oferecendo atendimentos que poderão beneficiar mais de 300 pessoas da cidade e região. Isto é bastante gratificante para todos envolvidos nesta ação”, pontua o Gerente de Atenção à Saúde, Fábio Lopes.

Para o chefe da Unidade de Regulação Assistencial e Gestão da Informação e responsável pela organização dos mutirões, Matheus Souza Silva, “os mutirões são um exemplo do quanto o SUS pode ser eficiente quando há união de esforços. Eles aliviam a fila, resolvem casos que poderiam se agravar e devolvem, muitas vezes, a dignidade às pessoas.

“Com resultados práticos e imediatos, os mutirões da EBSERH reforçam o papel dos hospitais universitários como referência em cuidado, inovação e compromisso social, aproximando cada vez mais a população do sistema público de saúde”, reforças Matheus

Dia E contribuindo para o fortalecimento do SUS

O Dia E contribui para a redução das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) em consultas, exames e cirurgias nas diversas especialidades da saúde. Este mutirão nacional tem a previsão de alcançar mais de 29 mil atendimentos nos 45 Hospitais da Ebserh, número maior que o dobro da primeira edição de 2025, realizada em 5 de julho, quando foram registrados 12.464 procedimentos em todo o país.  No HU-Furg, foram realizados 381 procedimentos.

Agora, em setembro, a mobilização também tem uma comemoração especial e simbólica para a saúde pública: o mutirão acontece no mês em que SUS completa 35 anos. O Projeto Dia E, neste formato em rede, iniciou em 14 de dezembro de 2024 e uma próxima edição está sendo programada para dezembro de 2025, totalizando três mutirões nacionais neste ano.

ASSESSORIA EBSERH FURG

Comentários