MENU
Prefeitura anuncia novo modelo de agendamento que encurta caminho para exames de mamografia
Publicado em 08/10/2025 19:06
Variadas

A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Saúde (SMS), realizou na manhã desta quarta-feira (8), a abertura oficial do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A solenidade, realizada no Salão Nobre da Prefeitura, reuniu autoridades, representantes de instituições parceiras e mulheres sobreviventes do câncer, que compartilharam histórias de superação e perseverança.

Durante o evento, a secretária municipal da Saúde, Juliana Acosta, anunciou uma importante novidade para a população: a implantação de um novo modelo de agendamento de mamografias, que visa facilitar o acesso e reduzir o tempo de espera para a realização do exame em Rio Grande. A iniciativa entra em vigor neste mês e, de acordo com a gestora, a administração municipal espera mantê-la de forma permanente.

“Antes, a mulher ou o homem precisavam ir à unidade de saúde, passar pela consulta, depois a unidade solicitava autorização do exame ao Município e, só então, a própria pessoa tinha que se deslocar até o hospital, o HU ou a Santa Casa, para marcar o exame. Isso demorava, desmotivava e fazia com que muitos não comparecessem. Cerca de 50% dos agendamentos acabavam em falta”, explicou Juliana.

Com o novo fluxo, o agendamento será feito diretamente na unidade de saúde, no momento da consulta. “Agora, a enfermeira, a técnica de enfermagem ou outro profissional do posto já vai agendar direto com o hospital. A paciente, ou o paciente, sai da consulta com a data marcada. Isso encurta o caminho, reduz deslocamentos e facilita o diagnóstico precoce”, destacou a secretária, que reforçou o empenho da Prefeitura em consolidar o novo modelo como política permanente.

A gestora também lembrou que o câncer de mama é uma doença que atinge majoritariamente mulheres, mas também pode afetar homens. “Aqui em Rio Grande, 4,5% das pessoas em tratamento são do sexo masculino. Por isso, a campanha é para todos”, ressaltou. Segundo dados apresentados por ela, o Rio Grande do Sul registra cerca de 3 mil novos casos da doença por ano, e aproximadamente 1.500 pessoas morrem em decorrência do câncer de mama, números que poderiam ser reduzidos com diagnóstico precoce.

A prefeita Darlene Pereira destacou a importância da iniciativa e a integração entre os diferentes setores e entidades parceiras. “Quando a Juliana fala em encurtar o caminho para o exame, isso simboliza muito do que queremos para toda a saúde pública, que é simplificar o acesso, garantir cuidado e dignidade. É um passo importante neste primeiro ano de governo, e queremos dar muitos outros”, afirmou.

Durante o mês da Campanha, haverá ampliação da oferta de exames de mamografia – com 500 procedimentos a mais do que o habitual – e uma série de ações de prevenção e conscientização, em parceria com instituições como a Santa Casa, o HU-FURG, o Hospital Monporto, a Unimed Litoral Sul, a Escola de Enfermagem da FURG e a Universidade Anhanguera.

Depoimentos

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foram as falas da representante do projeto Panapaná Dragon Boat, Fernanda Hortência e da secretária do GPPE, Giovana Trindade, curadas do câncer de mama. Em uma mensagem que comoveu o público, Fernanda ressaltou a importância da empatia e do fortalecimento das políticas públicas de saúde.

“Sou a prova viva da resiliência. Represento milhões de mulheres que continuam suas jornadas após o diagnóstico. Exigimos um sistema público que funcione com agilidade, garantindo diagnóstico precoce, tratamento de qualidade e acompanhamento contínuo. Mais do que cura, buscamos qualidade de vida e respeito. Que a conscientização se transforme em ação e o apoio em políticas reais”, declarou Fernada.

Já Giovana falou sobre a importância da realização do autoexame das mamas pelas mulheres e do diagnóstico precoce da doença. “Eu quero falar pra vocês sobre a oportunidade da vida, porque é isso que o diagnóstico precoce é: a oportunidade da vida. Eu descobri precocemente, através do autoexame de toque das mamas, e por isso tive a oportunidade de fazer o tratamento e estar aqui hoje, curada. Então quero pedir que todas nós tenhamos esse hábito do exame de toque, esse cuidado com nós mesmas e com a prevenção”, pediu a secretária.

A mesa de abertura contou ainda com a participação da reitora da FURG, Suzane Gonçalves, da vereadora professora Denise Marques, da coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres, Maria de Lourdes Lose, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Margareth Paz Cavaleiro, da representante da AAPECAN Rio Grande, Márcia Emendoerffer, e da representante da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Maria Luisa Lindemeyer.

Também estiveram na solenidade representantes do Exército, da Patrulha Maria da Penha, das secretarias municipais, da OAB Rio Grande, da Unimed e de movimentos sociais e associações de bairro.

O Outubro Rosa segue com uma ampla programação de atividades voltadas à conscientização, prevenção e cuidado integral à saúde das mulheres. Confira a programação AQUI. 

 

ASSESSORIA -- PMRG

Comentários