Desde às 8h30 de hoje (27), o Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) está ofertando aos calouros e demais estudantes do campus testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). Os testes estarão disponíveis em período estendido, sendo realizados até as 20h30 àqueles que desejarem realizar os testes, sendo o período disponível para realização estendido até às 20h30. Esta ação preventiva é coordenada pelo Programa Municipal de Prevenção às IST's e às Hepatites Virais, juntamente com o Setor de Infectologia do Hospital Universitário.
Durante a recepção dos estudantes, que comparecem em massa ao local de realização dos testes, é apresentado um vídeo explicativo sobre a temática de prevenção tanto ao HIV, quanto ao HCV, HBV e da sífilis. Além do preenchimento de formulário anterior à testagem, no local de coleta os estudantes também recebem dois materiais informativos, disponibilizados pelo Programa Municipal de prevenção às IST's e às Hepatites Virais, e camisinhas, tanto femininas quanto masculinas.
A chefe do Setor de Infectologia e coordenadora da ação, Rossana Basso, explica que esta ação foi planejada desde novembro de 2018, quando o último boletim epidemiológico foi publicado. Neste, foi apontado que a Cidade do Rio Grande está em primeiro lugar dentre as cidades brasileiras na lista de maior ocorrência de casos de HIV/Aids. A partir deste contexto, existe uma mobilização maior acerca da prevenção desta epidemia entre os alunos recém-chegados, com ações que intensifiquem o trabalho já realizado pelos setores.
Rossana explica ainda que, caso haja identificação do vírus da Aids, o paciente fará o tratamento adequado e em 6 meses, não poderá mais transmitir o vírus a outras pessoas. Quanto ao resultado dos testes, estes estarão disponíveis à partir de amanhã no Setor de Infectologia do HU, localizado no segundo andar do prédio, no horário das 8h às 12h e das 13h até às 18h. Os resultados estarão no local até dia 1º de Março e, para a sua retirada, necessário apresentar o documento de identidade..
Assessoria de Comunicação PMRG