SMCAS irá ofertar cursos gratuitos à comunidade no Restaurante Popular
03/03/2019 12:22 em Variadas

O Restaurante Comunitário Oriente Hias, inaugurado no dia 1º de fevereiro, tem contribuído para proporcionar melhores condições de vida a muitas pessoas do nosso município.  Por meio da oferta de refeições a baixo custo ou até gratuitas, o restaurante tem oportunizado o acesso a uma alimentação saudável, balanceada, em quantidade necessária e de bom gosto. Conforme informações Secretaria de Cidadania e Assistência Social(SMCAS) , o balanço tem sido bastante positivo, tendo atingido a meta de 100 refeições diárias já nos primeiros 10 dias de funcionamento. A adesão da comunidade também tem sido muito boa e o trabalho do restaurante tem recebido elogios.

Neste contexto, a SMCAS também tem aproveitado a boa participação da população rio-grandina para trabalhar em outras frentes, de modo a oferecer aos usuários a possibilidade de geração de renda. Para isso, estão sendo ofertados de maneira gratuita, cursos profissionalizantes que tem como público alvo pessoas em situação de vulnerabilidade social. Neste primeiro momento, por meio de uma parceria entre SMCAS e a Gesto ,serão ofertados cursos de Auxiliar de Cozinha, Portaria e Recepcionista, e Cuidador de idosos.  

Outra novidade que será implementada em breve são os Grupos de Convivência, que também serão realizados por meio de ação parceira entre SMCAS e Gesto. Inicialmente estão previstos dois grupos, um voltado para idosos e outro para pessoas que convivem com HIV/AIDS.

As inscrições para os cursos e grupos de convivência podem ser feitas no CRAS Dra. Lúcia Nader, localizado na Rua Santa Rita de Cássia (Rua Seis), no Bairro Carlos Santos, unidade que será responsável pelos encaminhamentos a respeito dos cursos. Para se inscrever é necessário possuir registro no Cadastro Único e ser maior de 18 anos. Neste primeiro momento, terão prioridade os moradores da região do Restaurante Popular, incluindo neste caso os bairros São Miguel e Junção. O inicio das aulas está previsto para ocorrer após o dia 18 de março.

Também poderão ser feitas as inscrições no próprio Restaurante Popular, nas quintas-feiras, quando o CRAS Dr. Lúcia Nader oportuniza no local um plantão social, ofertando a comunidade os serviços que são disponibilizados pelo CRAS,  por meio de uma equipe multiprofissional. O atendimento ocorre todas as quintas-feiras, das 8h às 15h30. Além disso, a Secretaria tem aproveitado a presença do público no local para o atendimento do Cadastro Único, que está acessível diariamente, no período das 10h às 14h.

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Cristina Juliano, ressaltou o impacto positivo do restaurante e a possibilidade de ofertar no local mais um espaço de atendimento social.  “O restaurante é um sucesso. Hoje já estamos atingindo número total de refeições oferecidas. O acesso do público foi imediato e nós disponibilizamos mais um espaço de atendimento sócio-assistencial  e de segurança alimentar na zona oeste,  que é um local onde a gente tem uma grande vulnerabilidade social. Para nós foi um grande avanço para a implementação dessas duas políticas, a de assistência social e da segurança alimentar”, declarou.

O restaurante está localizado na Bairro São Miguel, na Rua Rodrigo Duarte 537, em espaço cedido pela Associação de Amigos da Creche Doe Amor. As 100 que são oferecidas no local tem o custo de R$ 2,00 cada. Segundo informações da SMCAS, o restaurante está disponível para toda a população, mas existe prioridade para as pessoas cadastradas junto a SMCAS que são beneficiárias do programa Bolsa Família ou do O Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Também são disponibilizadas, de maneira gratuita, 50 refeições para pessoas em situação de rua, no Centro de Referencia para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na Av. Cidade de Pelotas, 765, no bairro Cidade Nova. Além disso, estão sendo encaminhadas diariamente 10 refeições para o Hospital Universitário, destinadas a pessoas vindas de outras cidades para acompanhamento ou tratamento no local, uma vez que a instituição é referência  para os municípios da região em diversas áreas de saúde.  

O Grupo Pela Educação, Saúde e Cidadania (Gesto), é uma organização de sociedade civil e é responsável pela Produção e Fornecimento dos alimentos no Restaurante Popular. A Gesto já atua com o Restaurante Popular da cidade de Pelotas, e passou a prestar o serviço na cidade de Rio Grande

Assessoria de Comunicação / Prefeitura do Rio Grande

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!