Resultados do rendimento escolar vão pautar políticas públicas na educação
Variadas
Publicado em 06/03/2019

O desempenho de 244.314 mil estudantes das escolas urbanas e rurais gaúchas, do 3º e 6º anos do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, foram divulgados nesta quarta-feira (6). Os resultados integram o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers 2018). 

A prova para a elaboração do levantamento foi aplicada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora entre 19 e 23 de novembro de 2018. As conclusões reúnem dados sobre aprendizagem nas áreas de Português e Matemática, com avaliação, inclusive, da leitura e da escrita. 

Na última semana, os resultados foram apresentados aos representantes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação. Segundo o secretário da Educação, Faisal Karam, as avaliações devem pautar as políticas públicas na área. “A partir desses resultados, é possível construir e pensar em ações efetivas que melhorem a qualidade da educação. Nossa proposta é rever todo o sistema de educação do Rio Grande do Sul, essa medida é urgente. Nos últimos 20 anos, o sistema se desqualificou, os números são claros e mostram a importância da construção de um novo modelo”, avalia.

Secom / Governo do RS

Comentários