Olimpíada Municipal de Matemática busca desenvolver raciocínio lógico dos alunos
21/03/2019 08:52 em Variadas

Como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas escolas do município e também para o incentivo ao aprendizado de matemática, a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Educação (Smed), irá promover mais uma Olimpíada Municipal de Matemática das Escolas do Rio Grande (OMMERG/2019). As inscrições para essa 3ª edição já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 22 de março, exclusivamente pelo site a seguir: http://www.riogrande.rs.gov.br/smed

A 3ª OMMERG é uma proposta da SMEd, realizada através das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e destinada aos estudantes da Rede Municipal dos Anos Iniciais (4º e 5º Anos), e Finais do Ensino Fundamental(6º, 7º, 8º, e 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos. A atividade tem o objetivo de contribuir para a melhoria da educação básica, além de valorizar os estudantes e professores da rede municipal de ensino. A ação também é alusiva ao Dia Nacional da Matemática, celebrado em 6 de maio.

Neste ano olimpíada irá seguir os moldes da edição de 2018, quando as provas foram organizadas por uma comissão composta por professores da rede e assessoras dos núcleos de anos iniciais, finais e de tecnologia. No ano passado foram15 escolas participantes, com a realização de 1744 provas e premiação de 108 alunos.

A comissão foi mantida para o ano de 2019 e está trabalhando na elaboração e impressão das provas. 3ª OMMERG já tem data definida e as provas serão no dia 10 de maio. Os alunos que irão realizar as provas serão diferenciados por categorias, sendo cada uma delas definidas considerando o ano escolar do participante como critério:

Grupo 1: Alunos do 4º e do 5º ano do ensino fundamental e da 3ª e 4ª etapa do primeiro bloco da Educação de Jovens e Adultos (EJA);

Grupo 2: Alunos do 6º e do 7º ano do ensino fundamental e da1ª e 2ª etapa do segundo bloco da EJA;

Grupo 3: Alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª e 4ª etapa do segundo bloco da EJA .

Seguindo o procedimento da edição anterior, a prova deste ano irá trazer questões contextualizadas, buscando retratar situações que estejam relacionadas com a realidade do nosso município e que apresentem a cara de nossa cidade. Além disso, a prova terá a temática dos 50 anos da Smed, assunto que também estará presente nas questões. Mesmo com a temática e contextualização, a prova irá abranger os eixos da base curricular comum e do referencial curricular gaúcho.

A definição dos vencedores será feita de maneira interna nas escolas.  Cada instituição irá premiar os três melhores colocados em cada uma das categorias, com medalhas de ouro, prata e bronze. A olimpíada não foi pensada para incentivar a competição entre as escolas, e sim para estimular o ensino, a aprendizagem e o exercício da matemática.  Os gabaritos das provas serão enviados para que os professores realizem a correção, tendo como instrução a valorização de todo o processo realizado pelo aluno até resposta, avaliando também o raciocínio do participante e não apenas o resultado.

Segundo a secretária de Educação, Vanessa Pintanel, a OMMERG contribui para o aprimoramento dos métodos de ensino e tem refletido positivamente no resultados dos alunos. “A olimpíada de matemática passou a ser, ao longo dos anos, um importante instrumento para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da prática pedagógica dos professores dessa área e, naturalmente, isso se reflete nos resultados apresentados pelos nossos estudantes que participam dessa atividade. Mas, sobretudo, reflete positivamente na aprendizagem e no desenvolvimento do pensamento lógico matemático dos nossos alunos”, salientou.

Leila Mello, Assessora de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, compõe a comissão de organização da 3ª OMMERG e destaca a relevância da atividade como estimulo ao raciocínio lógico dos alunos. “As escolas podem aproveitar as olimpíadas, tanto a municipal quanto a nacional, para estimular os alunos com questões desafiadores e questões de lógica, que façam pensar e que permitam que eles elaborem as suas próprias estratégias de raciocínio”, comentou.

Em 2018, depois de melhorar seus índices no principal indexador de qualidade da educação básica do Brasil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e ter professoras reconhecidas nacionalmente no Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação, a cidade conquistou o seu melhor desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBEMEP), com duas medalhas de prata e 14 menções honrosas. Mateus Silveira Xavier, da EMEF Bento Gonçalves, e Richard Junio Costa de Assis, da EMEF Helena Small, conquistaram as medalhas de prata na competição nacional e receberam uma placa de reconhecimento dos gestores municipais.

Segundo Leila, o bom desempenho está diretamente vinculado com a qualidade dos professores e atividades como a olimpíada municipal de matemática, que contribuem para estimular e desenvolver o potencial dos alunos, e assim qualificar o ensino no nosso município. “Temos um trabalho muito bom por parte dos professores da rede. A gente aposta em uma evolução e a gente vem percebendo melhores resultados. O último Ideb mostrou isso, e a realização da olimpíada municipal faz parte desse processo, auxiliando na melhoria da qualidade de ensino”, ressaltou. Para ela, a cerimônia de premiação dos alunos também merece destaque, pelo reconhecimento do trabalho e dedicação de alunos, professores e pais. “Durante a entrega das medalhas das outras edições nós percebemos bastante alegria, não só entre os estudantes, mas também entre os pais. Eles se sentem valorizados. É importante para esses alunos, pois eles se esforçaram e estão se destacando”, finaliza.

Via : Assessoria de comunicação / Prefeitura de Rio Grande

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