Programa Municipal IST/Aids e HU FURG promovem testagem em público de mais de 400 pessoas
27/03/2019 22:31 em Variadas

Na manhã desta quarta-feira (27), o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi sede de mais uma ação de testagens rápidas, promovidas pelo Programa Municipal de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis e à Aids, da Secretaria de Município de Saúde (SMS).

A ação, em parceria com profissionais do Laboratório de Infectologia do H.U e da Faculdade de Medicina (Famed), ocorreu no saguão do H.U e no auditório, localizado na Área Acadêmica, das 8h até às 13h. Na oportunidade, foram realizados os testes para verificar se há existência de sífilis, hepatites B e C, entre outras infecções, em mais de 400 pessoas. 

Segundo a coordenadora do Programa IST/Aids, Cláudia Borges, a intenção da realização dos testes no Hospital Universitário é voltar o atendimento aos profissionais e estudantes da área da saúde, incluindo ao mesmo tempo a população que desejar realizar os testes. 

Cláudia salientou ainda que tanto os profissionais da saúde como estudantes têm mais possibilidades de contraírem alguma das infecções, por atuarem na área da saúde, porém é importante e necessário que todas as pessoas que também estiveram expostas ou não utilizarem preservativos femininos ou masculinos, durante a relação sexual, devem realizar as testagens.

Durante o evento, estavam disponíveis para a população materiais informativos sobre os métodos e programas de prevenção às infecções e também, sobre o tratamento pós-exposição, assim como preservativos femininos e masculinos. Como a ação ocorrida no Campus Carreiros da FURG, há um mês, os pacientes poderão retirar o resultado dos exames na Ala Rosa do Hospital Universitário.

Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Rio Grande

COMENTÁRIOS