Abertura da Emei Alcides Barcelos reinaugura história da instituição no bairro Getúlio Vargas
Variadas
Publicado em 27/03/2019

Priorizar o protagonismo das crianças e seus anseios. Esse é o caminho norteador das atividades desenvolvidas pela Escola Municipal de Educação Infantil Alcides Barcelos, desde que a instituição reabriu suas portas à comunidade do bairro Getúlio Vargas no último dia 11 de março. O prédio, que durante muitos anos abrigou uma escola estadual, estava fechado havia anos. Agora ele está integrado à Rede Municipal de Ensino, atendendo 137 crianças de 0 a 5 anos (berçário ao Nível II).

A recuperação do prédio partiu de uma iniciativa da própria equipe educadora da nova escola e da comunidade escolar, pais, amigos e moradores do bairro. Durante cerca de dois meses grupos se revezaram na limpeza do local e repintura das paredes. A Secretaria de Município de Educação (SMEd) realizou a recuperação de todo o telhado da estrutura e disponibilizou mão-de-obra da zeladoria externa da Secretaria para atuar na obra, além de fornecer todo o novo mobiliário.

Hoje a escola está operando em dois, dos três pisos que compõem a estrutura. São 6 salas de aula e 12 turmas, berçário, maternal I, maternal II, nível I, nível II, atuando nos turnos da manhã ou tarde e 17 pessoas compondo a equipe educadora da escola, entre direção, secretaria, coordenação, docentes, assistentes, merendeiras e auxiliares de limpeza. A diretora da instituição, Lídia Dias, explica que, embora restrita, a equipe que compõe a escola tem trabalhado de forma solidária e fraterna para oferecer o melhor atendimento possível aos pequeninos matriculados na Alcides. “A rotina do trabalho tem se dado de forma muito colaborativa por todos que estão aqui hoje. Todos tem se doado para além daquilo que é estabelecido por uma profissão. O que foi e está sendo muito importante, principalmente nas primeiras semanas em que reabrimos e as crianças estavam ainda em período de adaptação”, conta a diretora.

Na parte em operação da estrutura resta ainda uma sala montada e recuperada, que está aguardando finalização do processo de demanda, que deve ser disponibilizada pela Secretaria de Educação. A direção argumenta que a escola pode atender até 160 alunos ainda no alo letivo em curso. “A sala está pronta e, assim como as demais, deverá atuar nos dois turnos. Então nós acordamos com a Secretaria o levantamento por ela destas prioridades, e qual idade escolar deverá ser atendida nestas turmas. Além disso, para colocar as turmas em funcionamento, haverá também a necessidade de um novo concurso para professores, tendo em vista que o último realizado pela Prefeitura alcançou o prazo de validade”, esclarece a diretora.

Durante o período de inserção da escola, o período de adaptação das crianças, a escola promoveu um planejamento pedagógico que incluiu oficinas de culinárias, atividades de ginástica historiada, horas do conto e atividades ao ar livre. A direção anunciou que o mesmo planejamento deverá ser incluso ao longo do ano letivo com as crianças que ainda virão a frequentar a emei.

Merenda Escolar

O espaço da cozinha ainda está em obras, e por esta razão o Núcleo de Alimentação Escolar da SMEd, em conjunto com a direção da escola, realizaram uma adequação do cardápio da merenda escolar das crianças. Nas refeições a livre demanda do consumo de frutas e a oferta de bolos e hortaliças. “São duas merendeiras que diariamente vem à escola com o cardápio oferecido. O refeitório fica localizado aqui em baixo, num dos nossos amplos corredores e atende perfeitamente a necessidade das crianças. O fato da cozinha ainda não está operando não impede que as crianças tenham suas necessidades alimentares atendidas. As obras estão quase concluídas e até o final dessa semana a colação do piso deve ser feita. Depois disso, nós vamos então começar a montar ela, com a colação de móveis/eletros no lugar, utensílios de cozinha e higienização do local”, comunica Lídia.

Proposta pedagógica

A direção da escola explica que junto ao início do processo de revitalização do prédio foi apresentada também à comunidade do bairro a ideia de educação que seria a norteadora da instituição, o protagonismo dos alunos. “Nós apresentamos a ideia de que aqui se faria a educação de uma maneira diferente, onde o protagonismo da criança seria o principal a ser respeitado, e a escuta atenta dessa criança, e das suas necessidades, rompendo paradigmas tradicionais, respeitando as diferenças. O nosso grupo de professores tem estudado muito, inclusive com reuniões nas férias; na semana que vem vamos participar de uma nova formação, partindo de uma busca interna da equipe. É o anseio por fazer, inaugurar e construir no Alcides Barcelos uma nova história”, argumenta Lídia.

O primeiro projeto da escola, dentro dessa proposta, inicia nas próximas semanas. Intitulado “Tudo bem ser diferente”, o projeto é baseado em um livro homônimo. O tema da agenda durante todo o ano será as diferentes maneiras, das diferentes crianças, de ver a vida.

Na fachada da escola foi pintada uma Flor de Lótus, amparada por duas mãos. Nas palavras da direção, a imagem que melhor exemplifica o que aconteceu ali. “Quando a gente pensou naquela logo lá na frente, em ser uma flor de lótus, era exatamente pra vir com a ideia de que a flor de lótus é algo lindo, que surge do lugar menos improvável, que ninguém espera”, conclui a diretora.

Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Rio Grande

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