A prefeitura, por meio do programa IST/HIV e Hepatites virais da Secretaria de Saúde (SMS), está oferencendo a chamada Profilaxia de Pré-Exposição (PrEP), ao HIV. O método de prevenção prevê o uso de antirretrovirais (ARV), como forma de evitar a infecção pelo vírus, mas não é incado á todos. O Tratamento é gratuito e estará disponível ao Público-alvo (Veja abaixo), no Ambulátorio da Universidade Federal de Pelotas (UFEPel), na Rua Almirante Guihobel, 225, Fragata. Os interessados podem agendar consulta com a médica infectologista Bruna Gazoni.
Segundo o ministério da saúde, a eficácia e a segurança da PrEP já foram demosntradas em diversos estudos clínicos e subpopulações, e sua efetividade foi evidenciada em estudos de demonstração. Uma das pesquisas avaliou a PrEP oral diária em homens que fazem sexo com homens e em mulheres trans identificando redução de 44% no risco de aquisição do HIV com uso diário de comprimido único de entricitabina (FTC) combinada ao fumarato de tenofovir desoproxila (TDF).
Entre indivíduos heterossexuais, a efetividade geral da PrEP foi de 62%, sendo de 49% entre ás mulheres e 80% entre os homens incluídos. Em casais sorodiscordantes heterossexuais, a PrEP se mostrou resolutiva, com redução geral de 75% no risco de infecção por HIV. Novamente, o efeito positivo elevou-se mais entre homens (84%) do que entre mulheres (66%), em razão da forte adesão. Em participantes de nível sanguíneo detectávais da medição, a redução da incidência do HIV ficou em 95%.
Oque é PrEP HIV?
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV e consiste na tomada diária de um comprimido que impede a infecção do organismo pelo vírus, antes do conato. A medição contém duas substâncias, o tenofovir e a entricitabina que bloqueiam alguns "caminhos" que o HIV usa para infectar o organismo e deve ser tomado diariamente, impedindo que o HIV se estabeleça e se espalhe em seu corpo.
Público Alvo
Homens que fazem sexo com homens; mulheres que fazem sexo com mulheres
Pessoas trans
Profissionais do sexo
Parcerias sorodiscordantes para o HIV
Pessoas que frequentemete deixam de usar presenvativo nas suas relações sexuais
Quem faz o uso repetitivo de PEP (Profilaxia Pós-exposição ao HIV)
Quem apresenta epsódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis
Notícia/Jornal Diário Popular