Prefeitura do Rio Grande promove exposição interativa para enfrentamento da epidemia de HIV em jovens no Dia Mundial de Luta contra a AIDS
13/05/2019 14:03 em Variadas

A epidemia de AIDS entre jovens se constitui como um dos principais desafios para o controle da doença no país. Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de novos casos entre pessoas de 15 a 19 anos cresceu 81% nos últimos 10 anos.

Há neste grupo uma sensação completamente equivocada de que a AIDS é uma doença controlada e de que não há risco de contrair o vírus.  Neste sentido, é fundamental encontrar outras formas de falar com os jovens, para que eles possam ter a percepção do quanto estão vulneráveis à esta epidemia, e passem a ser protagonistas da sua prevenção. “Não vamos conseguir isso apenas dizendo, massivamente, que eles devem usar camisinha. É preciso também considerar que cada grupo possui características socioculturais diferentes e isto deve ser levado em conta no processo de abordagem”, aponta a Coordenadora do Programa de IST/HIV/HV de Rio Grande Cláudia Borges.                                       

Dentro deste contexto, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Grande, realizará o projeto “Prevenção: #TôDentro. Trata-se de uma exposição interativa guiada e mediada por atores e profissionais de saúde, onde jovens da Rede Pública de Ensino terão experiências sensoriais relacionadas ao uso do preservativo, teste rápido de HIV como estratégia de prevenção, vulnerabilidade e preconceito. A abertura oficial do evento acontece na próxima segunda-feira, 13, às 11h, no Largo Barbosa Coelho, ao lado do Mercado Público.

Este projeto é uma das estratégias para enfrentamento da epidemia no município, que conta atualmente com 3200 casos notificados em HIV, e uma taxa de detecção de 57,5 casos por 100.000 habitantes, sendo um dos 15 municípios prioritários para redução de casos do Rio Grande do Sul. A expectativa é de que cerca de 3.000 adolescentes visitem a instalação.

            

                                                         

                                                                                                                                            

Exposição Interativa: Prevenção: Tô Dentro

Data: de 13 a 24 de maio (não funciona aos finais de semana)

Local: Largo do Mercado, 80 – Centro – Rio Grande

Horário: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.     

 

Acessoria de comunicação/Prefeitura Municipal do Rio Grande                                                 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!