Prefeitura promove programação especial para a 17ª Semana Nacional de Museus
15/05/2019 14:20 em Variadas

A Prefeitura de Rio Grande, por meio da Secretaria de Cultura, Fototeca Municipal Ricardo Giovannini e do Centro Municipal de Cultura Inah, está promovendo a 17ª Semana Nacional de Museus 2019, que ocorre entre os dias 13 e 19 de Maio de 2019, tendo como tema “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”.  Organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a semana conta  com a com ampla participação de instituições culturais municipais, estaduais e federais, tanto pública, quanto privada.                                         

Duas exposições e várias atividades marcam a participação da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini e do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensenn na programação da 17ª Semana Nacional de Museus. Na fototeca está disponível a exposição fotográfica que homenageia o Aeroclube do Rio Grande nos seus 80 anos. Nomeada “Deem Asas ao Brasil”, a mostra vem recebendo muitas ações educativas e visitas mediadas às escolas.  Na sexta-feira (17), no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, acontece a palestra “O início da aviação no Brasil e a participação das mulheres”, com a professora de História da PUC/POA Cláudia Musa Fay.

Outra mostra a disposição da comunidade rio-grandina é a exposição fotográfica “Ruas em Cor”, de Renato Lenzi, que será inaugurada hoje (14), no Praça Rio Grande Shopping. Ela pode ser visitada até o dia 29 de maio no horário de funcionamento do shopping.

Da mesma forma, a Sala Multiuso também irá receber ação especial. A exposição de fotografias “LitorALMA”,  de Fernando Mendonça e Rita Gnutzmann aborda a relação com as águas. A mostra terá inicio na sexta-feira (17), às 18h, com a presença dos fotógrafos.

“Deem Asas ao Brasil: Aeroclube Cidade do Rio Grande nos seus 80 anos” 

Com a Curadoria da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, e remonta parte da trajetória do Aeroclube Cidade do Rio Grande, que foi fundado em 1939, quando já se ensaiava uma campanha de expansão para o treinamento de pilotos determinado pela Marinha Brasileira, durante a Era Vargas. Tal projeto desejava não só a formação de novos pilotos, como um fortalecimento do nacionalismo e da memória de uma coletividade baseada num patriotismo diante de um cenário de conflitos mundiais.

Nesse cenário, a trajetória do Aeroclube da Cidade de Rio Grande, não só consolidou o seu objetivo inicial, como também alcançou voos mais altos, com a formação de pilotos, sendo homens e mulheres, que construíram carreiras nacionais e internacionais, a aquisição de um patrimônio próprio, além disso, a criação da SAVAG (Sociedade Anônima Viação Aérea Gaúcha), no ano de 1946, pelo então Piloto brevetado pelo Aeroclube, o Comandante Gustavo Cramer juntamente com Augusto Otero.

Assim, a exposição deseja provocar ao visitante, o entendimento sobre a relação entre o real e o imaginário, o voo de formação profissional, e a paixão por voar, os limites que os cercam, e as lembranças que permanecem.

“LitorALMA”

A região litorânea possui uma cultura que apresenta relações estreitas entre os fazeres do campo e os fazeres da pesca, segundo os fotógrafos. Portanto, este trabalho apresenta um pouco das pluralidades do clima e do povo, além de paisagens culturais de beleza ímpar.

Com várias premiações na carreira e exposições importantes, como no Bistrô do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Rita e Fernando se utilizam da fotografia como expressão que busca retratar as relações do humano com suas raízes, a importância do ambiente como elemento constitutivo da sociedade, numa relação constantemente dialógica.
A mostra ficará aberta à visitação até o dia 30 de maio, das 12h30min às 18h30mim, de segunda à sexta-feira.

“Ruas em Cor”

Há algum tempo, Renato Lenzi compartilha suas verdades, viajando, observando e reproduzindo uma temática atrativa, geralmente alegre e sempre muito colorida. Pode-se dizer que um dos pontos que define a fotografia do Lenzi é o colorido, o realismo e o sentido que desperta.
A exposição “Ruas em Cor” retrata que a fotografia é memória transformada em imagem. Retrata ainda, que fotografia é dar forma para a maneira como podemos ver o mundo. As imagens trazem o olhar do artista sobre as suas viagens a Havana, Cuba e Veneza, Itália, durante o famoso carnaval.

 

                               

 

    

 

Acessoria de imprensa/Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande  

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE