Prefeitura possibilita atendimento continuado a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo
16/05/2019 14:11 em Variadas

A Prefeitura do Rio Grande é parceira das entidades de apoio a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias. O trabalho é realizado por meio de equipes multiprofissionais próprias, equipamentos municipais e apoio financeiro, disponibilizado através de editais de concorrência pública e termos de fomento. Nossa cidade possui uma instituição educativa dedicada ao atendimento especializado: a Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi.

Com o objetivo de proporcionar ao indivíduo portador do Transtorno do Espectro do Autismo a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, a equipe de professores, por meio de uma metodologia especializada, promove a interação social e autônoma dos alunos, preparando-os para superar as dificuldades e oportunizando, assim, melhor qualidade de vida.

Em 2018, o espaço da instituição foi ampliado, e agora conta com uma casa de dois andares, salas maiores, além de áreas específicas para aulas de música, recreação e oficinas. A Secretaria de Educação também oferece o transporte a todos os alunos, assim como pais ou responsáveis, no deslocamento de suas casas para a escola e também para o retorno.

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, tem trabalhado para oferecer atendimento adequado aos alunos da escola. Foram cedidos para o local uma enfermeiro e um psicólogo que atuam no atendimento dos educandos, assim como de suas famílias.

Foram disponibilizados para o ambulatório da escola todos os materiais necessários, como maca, cadeiras, termômetros, oxímetro, estetoscópio, esfigmomanômetro, glicosímetro, oxigênio portátil, entre outros. A SMS também presta assistência no transporte, tanto para atendimentos eletivos e de urgência (carro e ambulância), quanto apoio logístico para a realização de consultas e exames, incluindo agendamento e atenção as prioridades.

Ainda neste contexto, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) está encaminhando a publicação de Edital para projetos de instituições sociais não governamentais que tenham como público alvo de suas ações famílias e indivíduos com transtorno do espectro do autismo. O material já está em avaliação na Procuradoria Jurídica do Município. Todas as ações integram as políticas públicas desenvolvidas em Rio Grande para a promoção da dignidade e cidadania a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e suas famílias.

A respeito da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande (AMAR), a Prefeitura reconhece o trabalho realizado e vem mantendo diálogo com a mesma. Já estão agendadas reuniões, ainda nessa semana, entre os representantes da AMAR, SMCAS e SMS para conversa a respeito da situação da associação. Desde 2015 a entidade vem recebendo aporte financeiro do município, por meio de editais públicos e termos de fomento. Para que seu projeto possa ser aprovado no edital a ser divulgado, a entidade necessita atender aos critérios previstos no documento.

 

Acessoria de imprensa/Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!