Exposição itinerante desmistifica, informa e chama atenção de jovens para prevenção de ISTs, como o HIV
21/05/2019 13:22 em Variadas

A Prefeitura Municipal de Rio Grande promove há uma semana o projeto itinerante de prevenção contra ISTs, o“Prevenção: #TôDentro”. A inauguração da exposição foi realizada na última segunda-feira, dia 13, e desde essa data o espaço vem recebendo aproximadamente 100 jovens, oriundos de escola pública, por turno. A ação conta com uma linguagem jovem, que visa reforçar o que o aluno aprende em sala de aula e desmitificar sensos comuns.

O projeto vem para reforçar o combate aos altos números de caso de HIV que no Município, que já atingiu o número de 3.200 casos na cidade. A humanização e naturalização do assunto quando se trata de ISTs é o foco da ação, com a tentativa de aproximação do público jovem. Maior parcela afetada pela epidemia os jovens ganham uma nova visão de como ocorre a transmissão dos vírus do HIV, sífilis e hepatites virais, e consequentemente qual a melhor prevenção para esses casos. Nas cabines da exposição também é reiterada a importância da realização do teste para essas doenças, assunto tratado ainda como tabu.

A professora do Ensino Médio da escola estadual EEEM Bibiano de Almeida, Naida Khattab Hassan, ressalta que embora o trabalho de prevenção já seja feito na escola, o projeto ajuda no reforço e muitas vezes trazendo informações novas, “traz outra visão, embora a gente trabalhe muito na escola”, assinala.

Áquila Mattos, ator que participa do projeto na primeira cabine de visitação, diz que os alunos sempre fazem perguntas e que nos outros municípios por onde tem passado o projeto é comum que os alunos que participaram uma vez voltem revistem a exposição com uma cabeça mais madura e formada sobre o assunto da prevenção. “É muito comum que de um ano pro outro os alunos voltem pra cabine com novas perguntas, novas experiências”, disse Áquila.

As estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da escola estadual Bibiano de Almeida, Júlia Lima, 16 anos e Wendy Lucena, 15 anos disseram que a abordagem muda muito na hora de interagir. “É uma abordagem que não é uma palestra com a gente sentado, é uma conversa, que é muito mais interessante e que evita as brincadeirinhas”, disse Júlia Lima.

A exposição ficará em Rio Grande até esta sexta-feira, 24. Os contêineres estão estacionados no Largo Barbosa Coelho, ao lado do Mercado Público, centro da cidade.

Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Rio Grande

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!