É inaugura mais uma EMEI, a Alcides Barcelos, no bairro BGV
Variadas
Publicado em 03/06/2019

Uma nova escola. Esse é o resultado do trabalho desenvolvido pela Prefeitura e a equipe de educadoras da Escola Municipal de Educação Infantil Alcides Barcelos. Juntos com a comunidade do Bairro Getúlio Vargas, pais e mães de alunos e outros colaboradores conseguiram abrir as portas da instituição de ensino, oficialmente, nesta sexta-feira (31) pela manhã. A inauguração da E.M.E.I. Alcides Barcelos foi feita pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer e pelo vice, Paulo Renato Mattos Gomes, na presença da diretora Lídia Oliveira Dias, de ex-diretoras, moradores do bairro, vereadores, secretários de governo, autoridades civis e militares. A solenidade foi prestigiada, também, pela primeira-dama, Eunice Lindenmeyer.

No ato, o prefeito disse que se sentia comprometido com o bairro e o exemplo era a inauguração e reforma dessa escola, agora sob a responsabilidade do município. Ao se manifestar, o prefeito fez um pequeno histórico dos investimentos que a Prefeitura tem feito no BGV, tanto na área de pavimentação de ruas (todas as que não tem calçamento serão pavimentadas), saneamento, quanto em programas na área de Saúde e na Educação. Sobre a escola disse que “ela está na raiz do bairro” e que “uma das prioridades sempre será a Educação”, afirmou Lindenmeyer. Antes de agradecer ao esforço de todos que se doaram na reconstrução da Alcides Barcelos, citou que “as crianças valem a pena toda nossa dedicação”.

Já o vice-prefeito exaltou que o bairro BGV tem merecido a atenção do governo municipal em diversas áreas, incluindo a Educação. Falou que o esforço de muitas mãos junto com a Prefeitura reergueu a escola. Renatinho argumentou que, “em Rio Grande, estamos abrindo escolas para que as crianças possam ser o futuro da cidade e tenham mais qualidade de vida”. 

O vereador e representante do Legislativo municipal na solenidade, André Lemes, ex-secretário de município da Educação, lembrou que quando 100% da reforma estiver concluída (falta licitação para o 3º piso), 100% das crianças do bairro na idade de Educação Infantil vão ser atendidas na Alcides Barcelos com ensino público, gratuito e de qualidade. Ele elogiou o incentivo dado pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer à Educação e, em especial, à Escola Alcides Barcelos. Citou que, enquanto no Rio Grande do Sul, nos últimos anos, escolas estaduais são fechadas e as particulares crescem, a administração municipal de Rio Grande inaugura mais uma escola pública.

A secretária de Município da Educação, Vanessa Pintanel disse que a inauguração da escola é uma conquista para o bairro, pois “vem atender a um segmento que ainda é muito carente nessa região, a Educação Infantil”. Ela acredita que a reabertura desse espaço é um presente para as crianças que, desde pequeno, poderão ter um atendimento de qualidade. Sobre os investimentos da administração no novo prédio, Vanessa citou que todo o mobiliário e equipamentos do refeitório e cozinha estão entre as aquisições.

Diretoras

Bastante elogiada pela forma como conduziu todo o processo na Alcides Barcelos, a diretora Lídia Dias contou que a história da escola é antiga. O educandário tem mais de 70 anos, passou por mais de um ano fechado, mas foi em 2018, a partir de sua municipalização e pela carência de vagas no ensino de Educação Infantil no bairro, que a Prefeitura decidiu transformá-la em E.M.E.I.. Atualmente, são 140 alunos e 18 profissionais que compõem a equipe educadora.

“Quando chegamos aqui, encontramos um prédio em estado de abandono total. Precisava de uma de uma revitalização muito grande. Houve muita doação de material, incluindo tintas, cortinas, almofadas. Somos do tamanho dos nossos sonhos, lembrou a diretora, ao citar a frase que motivou o grupo a colocar mãos à obra. Com o apoio da Prefeitura, incluindo as próprias professoras, pais de alunos e moradores da comunidade e outros colaboradores concluíram as obras de dois pavimentos entregues nesta data, agora com atenção para Educação Infantil”, disse.

Duas ex-diretoras da escola participaram da inauguração. A coordenadora da 18ª Regional de Educação, Janete Cardoso e Maria Aparecida Rewer, atual presidente do Conselho Municipal de Educação. Ao se pronunciar na solenidade, a coordenadora da 18º reforçou o quanto é importante uma escola numa comunidade.

Ao final das manifestações, houve o descerramento de uma placa, feito por crianças, prefeito e integrantes da comunidade escolar, indicando a inauguração da escola.

 

Acessoria de Imprensa/Prefeitura Minucipal da Cidade do Rio Grande 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!