Núcleo da SMS implementa ações para prevenção e controle da obesidade infantil no município
19/06/2019 10:06 em Variadas

Em Rio Grande, o Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Município da Saúde (SMS) aderiu ao Programa Crescer Saudável, que consiste em um conjunto de ações a serem implementadas no âmbito das 111 escolas da Rede Municipal pactuadas no Programa Saúde na Escola, com o objetivo de contribuir para o enfrentamento, prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil no país por meio de ações a serem realizadas com as crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Colocando em prática o programa, em maio e junho foram realizadas atividades nas escolas no município, como a palestra feita pela Nutricionista Larissa Amaral na escola Mascarenhas de Morais para os alunos, com enfoque no valor de uma boa alimentação e os riscos dos alimentos industrializados.

Dando continuação ao ciclo de palestras, a nutricionista apresentou também para os pais de alunos da escola Navegantes uma avaliação do estado nutricional dos escolares e abordou a importância da família na reeducação alimentar dos seus filhos. Os professores da escola Coração de Maria também receberam orientações sobre o papel educacional da alimentação na escola.

No mês de junho foi realizada a pesagem e antropometria com acompanhamento de nutricionista e uma estagiária nas escolas da Rede Municipal Eva Mann e Silva Gama. O objetivo planejado para as crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, nas escolas participantes do Programa Saúde na Escola (PSE) é avaliar o estado nutricional (peso e altura), ofertando atividades coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável e de promoção de práticas corporais e atividades físicas, encaminhando as crianças identificadas com obesidade para intervenção e cuidado na Rede de Atenção à Saúde do Município.

 Assessoria de Comunicação/ PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!