Trabalhar a consolidação da economia da cultura representada pelo Artesanato Gaúcho. Esse é o propósito do “Seminário Artesão em Foco: Caminhos para o Artesanato na Região Sul”, que acontece no próximo dia 4 de julho, no Centro de Eventos de Rio Grande, durante a realização da 41º Fearg. A iniciativa é uma realização da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), da Prefeitura de Rio Grande (através da Secretaria de Município da Cultura) e da EMATER/RS. Conta com o apoio da AMPERG – Associação das Micros Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande e do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas.
Com atividades centralizadas no auditório da Feira das 9h às 16h30, o evento visa informar e capacitar artesãos e artesãs em temas significativos para a expansão de suas produções como a geração de renda, legislação microcrédito, novas tecnologias, cooperativismo, empreendedorismo, patrimônio e identidade. O secretário da Cultura de Rio Grande, Ricardo Freitas, explica que a unidade da administração municipal foi convidada para construir conjuntamente o Seminário, colaborando na construção da sua identidade visual, organização e na seleção de parte dos palestrantes que vão compor a programação. “Além disso, está em fase de organização pela SeCult um projeto sobre curso de formação para o artesanato, que lançaremos em breve”, anunciou Ricardo.
A Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda (SMDIER) também fará uma participação no Seminário, apresentando o serviços oferecidos pela “Sala do Empreendedor” de Rio Grande e divulgando o evento nacional “Robótica”, que acontece na cidade no mês de outubro, é promovido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e conta com o apoio da Prefeitura.
Mais de 80 pessoas de Rio Grande e região já inscreveram para participar do Seminário, cujas inscrições são gratuitas e ainda estão abertas. Elas podem ser feitas pelo endereço a seguir: https://forms.gle/kQAT1JrqsPx3M3aS7. Das pessoas inscritas no Seminário não será cobrado o valor de entrada na Feira. Já as inscrições no local do evento terão a cobrança da taxa de R$ 5.
O primeiro painel do Seminário começa às 9h30, após a mesa de abertura que acontece às 9h e contará com a presença de autoridades. No painel de abertura o tema é “Artesanato, economia da cultura e geração de renda” com a palestra de Denis da Silva Costa sobre carteira do artesanato e nota fiscal.
Confira a programação completa do Seminário durante os períodos da manhã e tarde:
09h: Cerimonial de abertura.
09h05min: Composição da mesa com autoridades.
09h30min: 1º Painel – “Artesanato, economia da cultura e geração de renda”.
Palestra 1: Conceitos e legislações, carteira do artesão e nota fiscal (Denis da Silva Costa – Coordenador do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social/FGTAS).
Palestra 2: Microcrédito produtivo orientado: uma oportunidade para o artesão (Jorge Imperatore – Coordenador Estadual do Programa Gaúcho de Microcrédito).
Palestra 3: Artesanato e previdência social (Gabriela Folha do Rosário – Agência da Previdência Social / Rio Grande).
11h30min: Relato de experiência.
12h: Intervalo.
13h30min: Relato de experiência.
14h: 2º Painel – “Artesanato, tecnologia e identidade cultural”.
Palestra 4: Artesanato como patrimônio imaterial (Letícia de Cássia Costa de Oliveira – Gestora Cultural, especialista em Gestão e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial).
Palestra 5: Cooperativismo e associativismo (Marcos Protzen – Unidade de Cooperativismo Emater/ Pelotas).
Palestra 6: Marketing digital (Thomas Hartmann – Professor e Consultor do SEBRAE/RS).
Palestra 7: Artesanato como identidade cultural (Jussara Argoud – Gestora de Projetos de Turismo SEBRAE/RS).
16h30min: Encerramento.
Assessoria de Comunicação / PMRG