No início da noite de segunda-feira(1º), no Cidec-Sul da Furg, a Prefeitura Municipal de Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação (SMEd), realizou abertura oficial do “7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão”, o qual é organizado e coordenado pelo Núcleo de Diversidade e Inclusão da Superintendência de Gestão Pedagógica da SMEd, e integra as ações formativas para os(as) professores(as) da rede pública municipal de ensino.
Desde a sua primeira edição, o Seminário busca trabalhar temáticas demandadas e sugeridas pelas escolas da rede municipal, no que tange à Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva; e a cada ano vem ganhando destaque nas ações da Secretaria, não só pela qualidade e importância dos assuntos abordados, mas também pelo público que reúne, já que não é restrito somente aos(às) professores(as), estendendo-se, também, a toda a comunidade escolar. Na 6ª edição congregou quase 900 participantes.
Intitulada “Navegando por rotas desafiadoras das estratégias inclusivas”, a 7ª edição do Seminário faz parte da programação dos “50 anos da SMEd” e abraça a temática anual norteadora das ações pedagógicas da Secretaria, ”Navegar é preciso!”. Neste ano de 2019, o principal objetivo do Evento é oportunizar reflexões e diálogos acerca dos desafios atuais enfrentados pela escola, frente à diversidade que se apresenta e as estratégias necessárias à Inclusão.
O primeiro dia da 7ª edição do Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão iniciou com uma belíssima apresentação musical do “Grupo Amigos”, que emocionou e empolgou a todos e a todas. Um grupo de mães reuniu os músicos, jovens que apresentam Necessidades Educacionais Específicas e que já foram alunos da rede municipal, de escolas conveniadas ou da Escola Municipal de Educação Complementar Escola Viva. (Confira os vídeos da apresentação do Grupo Amigos na página da SMEd no Facebook).
Após, aconteceu a Cerimônia de Abertura do 7º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão, que contou com a participação das seguintes autoridades: Alexandre Lindenmeyer, prefeito de Rio Grande; André Lemes, representando a Câmara de Vereadores; Vanessa Pintanel, secretária de Município da Educação; Luis Fernando Castro, coordenador municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades; Eduardo Isaac Martins, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades; e Maria Aparecida Reyer, presidente do Conselho Municipal de Educação.
Em sua fala, a secretária Vanessa lembrou que há cerca de um ano participou do seu primeiro evento como secretária, a 6ª edição do Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão. Também destacou a recepção feita pelo “Grupo Amigos”, agradecendo a equipe do Núcleo de Diversidade e Inclusão da SMEd pela sensibilidade de ter convidado o Grupo, “Embora nós já saibamos, quando temos a oportunidade de ver esse tipo de atividade, nós somos capazes de viver as potencialidades dessas crianças, desses adolescentes”. Vanessa também destacou sua gratidão “a todos e a todas que acreditam que nós podemos fazer diferente, que acreditam que a inclusão é possível” e finalizou afirmando estar “imensamente feliz em ver este auditório pleno de pessoas comprometidas com a causa da inclusão”.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer parabenizou o Núcleo de Diversidade e Inclusão da SMEd por todo o trabalho que vem sendo realizado e expressou a sua expectativa para o evento. “Que o Seminário represente um espaço de muitas oportunidades, aprimoramentos e debates. Neste período em que estamos a frente da Prefeitura do Rio Grande, nós quase que dobramos o número de Salas de Recursos nas escolas da rede municipal e hoje temos cerca de 460 monitores da inclusão. Nós fizemos escolhas e, uma delas, foi investir na inclusão. O maior investimento que nós podemos ter, é o investimento nas pessoas”, destacou.
Desfeita a Mesa de Abertura do Seminário, os(as) participantes tiveram a oportunidade de prestigiar duas palestras: “Nas rotas desafiadoras das estratégias inclusivas, no olhar da neurociência”, com a Dr.ª em Educação e Prof.ª da Rede Municipal, Rosa Moura; e “Os desafios do dia a dia: um diálogo multissetorial na paralisia cerebral”, com a fisioterapeuta Giulia Matheus Moraes.
Acessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal do Rio Grande