Prefeitura intensifica ações de assistência e acolhimento em função do frio
05/07/2019 17:34 em Variadas

Uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (5), na Sala de Reuniões da Prefeitura, definiu uma série de ações transversais para os próximos dias no âmbito do município. A preocupação é com as baixas temperaturas e as previsões de frio extremo nos próximos dias. O encontro é um desdobramento de uma reunião emergencial ocorrida na noite de ontem e teve a coordenação da Defesa Civil, através do vice-prefeito e coordenador Paulo Renato Mattos Gomes, que convocou secretarias de município, clubes e entidades que prestam auxílio à pessoas em situação de vulnerabilidade social em Rio Grande.

No município algumas políticas públicas atendem esse público, como o Consultório de Rua, o Serviço Especializado em Abordagem Social e o Centro Pop. O Executivo também possui convênio com a Assoran, que possibilita o acolhimento de pessoas em situação de rua. O objetivo do encontro é a intensificação destas ações, em especial, na noite desta sexta (5), sábado (6) e no domingo (7).

Para isso, a Prefeitura Municipal do Rio Grande (SMCAS, SMS, Banco Municipal do Vestuário, Comitê de Monitoramento e Acompanhamento de Pessoas em Situação de Rua, Guarda Municipal e Defesa Civil) contará com o apoio de diversos parceiros.

Dentre os encaminhamentos da força-tarefa intitulada “Esquenta Rio Grande”, destacam-se a ampliação da oferta de vagas na Assoran, a ampliação do horário do Consultório de Rua até às 23h, a antecipação do horário de abertura do Centro Pop, a partir de segunda-feira (8), para às 7h e a instalação de uma base do Mutirão Esquenta Rio Grande na sinaleira do BIG (24 de maio com Senador Corrêa), a partir das 19h desta sexta-feira (5), com ônibus que auxiliará no abastecimento de agasalhos e distribuição de alimentação.

Equipes itinerantes (compostas por voluntários que já trabalham com a confecção e distribuição de alimentos às pessoas em situação de rua no município e servidores municipais do Consultório de Rua e Serviço Especializado em Abordagem Social) irão percorrer a cidade até o final da noite, com distribuição de agasalhos do Banco Municipal do Vestuário, alimentação e encaminhamento das pessoas que desejarem pernoitar na Assoran ou no estádio do Sport Club São Paulo, que se somou à iniciativa com a disponibilização do espaço no estádio Aldo Dapuzzo. Além dos citados, a iniciativa conta com o apoio do Banco de Alimentos, Grupo Esperança Viva, Grupo + que amigos do bem, Grupo Quinta-feira Santa, Luz do Mundo, do Serviço Social do HU e do NUPDEC Socorristas.

“O momento é de soma de esforços. Com o apoio dos nossos parceiros, intensificaremos as ações nestes três dias com o objetivo de prestar o melhor atendimento possível às pessoas em situação de rua da nossa cidade”, concluiu Paulo Renato Mattos Gomes. Segundo a Defesa Civil, a temperatura mínima na madrugada de hoje será de 2 graus, com sensação térmica de -3. Ventos de até 50km/h estão previstos para a madrugada. No sábado (6) e no domingo (7) a previsão é de 4 graus.

Assessoria de Comunicação / PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!