Os exames são gratuitos e realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o HU-Furg
Durante o Julho Amarelo, mês dedicado ao combate às hepatites virais, o Serviço de Atendimento Especializado de Infectologia (SAE Infectologia) e o Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (Cammi) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizam a campanha "Eu me cuido, eu peço o teste!". O objetivo da campanha é conscientizar para a realização da testagem das doenças infecciosas: HIV/aids, sífilis e hepatites B e C.
A testagem é gratuita, sigilosa e segura. Basta uma gota de sangue e, em apenas 30 minutos, é possível realizar os exames. Se algum resultado for positivo, o paciente é orientado e encaminhado para fazer investigações complementares e iniciar o tratamento. O diagnóstico precoce é importante, pois conforme salientou a coordenadora do SAE Infectologia, Rossana Basso, "somente com a identificação da doença, é possível tratá-la e, o quanto antes iniciar o tratamento, maior será a chance de recuperação". Os testes podem ser realizados no HU-Furg e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo que no Hospital, os pacientes podem solicitar a testagem rápida durante qualquer consulta ambulatorial.
Vale lembrar que essas doenças infecciosas podem ser prevenidas com alguns cuidados pessoais básicos, evitar o contato com sangue infectado, não partilhar objetos cortantes e perfurantes, e usar preservativo nas relações sexuais.
Por que fazer o teste rápido de HIV/aids?
- Porque iniciar o tratamento o quanto antes, traz mais qualidade de vida;
- Se você tem o HIV e não sabe, pode estar transmitindo o vírus para outras pessoas;
- A infecção pelo HIV ainda não tem cura, mas tem tratamento gratuito;
- Em caso de gravidez, toda a gestante com HIV deve fazer o uso do coquetel, pois ele reduz o risco de transmissão do vírus para o filho;
- E se você teve ou acha que teve uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), também é importante fazer o teste de HIV.
Por que fazer o teste rápido de sífilis?
- Porque uma pessoa pode ter sífilis e passar muito tempo sem sentir nada;
- Porque sífilis tem cura e tratamento gratuito na rede pública;
- Porque tratar o quanto antes previne que a sífilis avance silenciosamente e se agrave;
- Em caso de gravidez, a gestante com sífilis pode ter filhos sem sífilis, se fizer o tratamento durante a gestação.
Por que fazer o teste rápido de hepatite B e C?
- Com o diagnóstico precoce, você tem melhor resposta do organismo ao tratamento, garantindo melhor qualidade de vida;
- A doença não apresenta sintomas em 95% dos casos, sendo comum o diagnóstico já em estágio avançado;
- Com o diagnóstico tardio, a doença pode evoluir para cirrose ou câncer de fígado;
- Se você tem hepatite B ou C e não sabe, pode estar transmitindo o vírus para outras pessoas.
Tratamento no HU-Furg
O HU-Furg é referência regional para os tratamentos de hepatite C e doenças infecciosas, contando com o Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (Cammi) e com o Serviço de Assistência Especializada Infectologia (SAE Infectologia). O Cammi é responsável pelo acolhimento e o aconselhamento dos pacientes com o vírus da hepatite C, e está localizado na Ala Verde, 2º andar da área hospitalar. Em 2018, o Centro possibilitou tratamento integral e gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS), a 105 pacientes e, em 2019, são 171 pacientes atendidos e outros 60 usuários na fila de espera da medicação. Já, o SAE Infectologia está localizado no 2º andar do Prédio Anexo e presta assistência aos pacientes portadores do vírus HIV/aids, realizando acolhimento e aconselhamento pré e pós teste para HIV; diagnóstico, consultas e procedimentos diversos e internações. O Serviço possui uma equipe multidisciplinar que presta atendimento especializado e oferece assistência de acordo com o grau de complexidade da enfermidade e necessidades do indivíduo.
Assessoria de Comunicação/ HU- Ebserh -Furg