O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta quinta-feira (25/7), da abertura do 2º Simpósio Nacional da Educação (Sined) – Pensar o presente para construir o futuro, organizado pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).
O evento, que ocorre até a sexta-feira (26/7), teve a cerimônia de abertura realizada no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite aproveitou a ocasião para recepcionar os participantes do simpósio vindos de outras regiões do país. Também, como gestor público, ressaltou que é preciso fazer com que as escolas preparem os alunos para as vagas ofertadas atualmente pelo mercado de trabalho.
“Há muita oferta de vagas para as quais faltam pessoas capacitadas. A revolução tecnológica abre oportunidades para as quais não estamos treinando nossos jovens”, ponderou. Leite também destacou a necessidade de alinhamento entre os órgãos responsáveis pela educação.
O presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa e ex-presidente do TCE-RS, Cezar Miola, explicou que é preciso priorizar a erradicação do analfabetismo, a valorização dos professores, a adequação dos financiamentos repassados pela União, “sem os quais não se faz educação”, e a educação ofertada na primeira infância. “Se achamos a educação cara, experimentemos a ignorância”, pontuou, citando o ex-presidente da Universidade de Harvard (EUA) Derek Bok.
O presidente do TCE-RS, Iradir Pietroski, destacou a importância de maiores e melhores investimentos em educação no Brasil, estimulando a permanência da criança e do adolescente na escola. “Nosso país tem uma enorme dívida social. Temos taxas altíssimas de evasão escolar, de analfabetismo e de repetência. É preciso não só aumentar investimentos, mas buscar melhores resultados”, explicou.
O evento é realizado em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e com a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom). O encontro contará com a presença de especialistas para analisar e discutir questões como a implementação das medidas exigidas nos planos de educação, as dificuldades em relação a financiamento e recursos públicos destinados à área e a necessidade de um adequado planejamento para a evolução dessa importante política pública.
Os presidentes da Abracom, Thiers Vianna Montebello, da Atricon, Fábio Túlio Nogueira, e do Instituto Rui Barbosa, Ivan Lelis Bonilha, também fizeram pronunciamentos. Ivana Flores, secretária adjunta da Secretaria da Educação, representou o secretário Faisal Karam.
Acessoria de Imprensa/Governo do Estado do Rio Grande do Sul