Á área dos 156 lotes de casas do empreendimento Junção está recebendo os materiais necessários para as obras da rede de esgotamento que atenderá o condomínio. A rede de água, que faz parte dos serviços de infraestrutura desencadeados pela Prefeitura, já começou a ser construída no entorno do local e será responsável pelo abastecimento das casas do residencial, cuja construção é de responsabilidade da cooperativa Cootrahab.
As casas do complexo já receberam pintura, tanto na parte interior quanto exterior. Cada unidade tem uma área útil de 50 m², distribuídos entre dois quartos, banheiro com acessibilidade, sala e cozinha em ambiente integrado, além de um bom espaço para pátio nos fundos. ?Além disto, a Prefeitura está realizando as obras de infraestrutura no entorno, com a construção de passeios públicos, pavimentação, iluminação, um conjunto de fatores que busca proporcionar uma moradia digna e de qualidade para as famílias que viverão aqui?, reitera o secretário de Habitação de Rio Grande, Gilmar Ávila.
As moradias também já estão equipadas com sistema de aquecimento solar, oportunizando economia de energia e, consequentemente, a redução das contas de luz das famílias. A tecnologia será utilizada para o aquecimento da água para o chuveiro, contribuindo tanto para o fator ambiental quanto para o orçamento familiar dos moradores.
A presidente da Cootrahab, cooperativa que integra o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Andreia Camillo Rodrigues, acompanha diariamente o andamento dos serviços no escritório da cooperativa dentro do canteiro de obras e explica que a participação das famílias desde o início da concepção do espaço está entre os fatores que contribuem para que o empreendimento seja bem sucedido. ?A forma com que esse programa de moradia se constitui é o grande diferencial, é o que faz ele funcionar, e avançar. As famílias participam ativamente do processo, opinam, fiscalizam e até se revezam na guarda dos materiais de construção que estão aqui?, contou a presidente da cooperativa.
O empreendimento do bairro Junção integra o ?Programa Minha Casa Minha Vida ? Entidades? e é uma proposição feita à Prefeitura do Rio Grande pelas cooperativas Coopernova, Cooperarroio, Uniperffil, Cooperlar e Cootrahab. Também existe parceria com MNLM, a Secretaria Nacional do Patrimônio da União, a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades.
COMUNICAÇÃO - Prefeitura Municipal do Rio Grande