CMDDA abre agendamento de castrações para quem possui termo de adoção
Variadas
Publicado em 31/07/2019

Entre os dias 05 e 09 de agosto será realizado o agendamento das castrações de animais doados mediante assinatura do termo de compromisso de castração obrigatória e garantida pela Prefeitura Municipal do Rio Grande. Os animais devem ter pelo menos cinco meses.

A partir deste mês, o número de agendamentos mensais a serem disponibilizados para os animais adotados mediante termo de adoção fornecido pela Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos Animais (CMDDA) será fixado em 100 (cem) fichas, tendo em vista que o Castramóvel atende, também,os agendamentos dos munícipes por zoneamento e das protetoras cadastradas junto ao órgão, que retiram fichas duas vezes ao mês.

Os agendamentos se darão por ordem de chegada dos adotantes, que devem possuir em mãos o termo de adoção, RG, CPF e uma fotografia (impressa ou no celular) do animal adotado. Os termos devem estar devidamente assinados pelo adotante, pelo doador e pelo servidor da CMDDA que o tenha emitido. Não serão aceitos documentos rasurados ou adulterados. Os termos são emitidos individualmente para cada animal adotado, portanto, cada termo garante a castração de apenas 01 (um) animal.

Nos próximos dias será divulgado o calendário de atendimento dos bairros Barra e Mangueira, que compõem a Zona 03. O horário de atendimento da CMDDA é das 13h às 17h30. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 3233-7275 ou no endereço Rua General Bacelar, nº 503.

Cronograma do Castramóvel 2019:

 

Zona 01 – São Miguel, Bosque, São João, Recreio, Rural, Junção, Vila Braz, Vila Prado, Vila Eulina e América (JÁ ATENDIDA)

 

Zona 02 – Castelo Branco, COHAB IV, Cidade de Águeda, Santa Rosa, Carreiros, Profilurbs I e II, Santa Rita de Cássia, Vila Maria dos Anjos e Nossa Senhora de Fátima. (JÁ ATENDIDA)

 

Zona 03 – Barra e Mangueira

 

Zona 04 – Santa Tereza, BGV, Vila Militar, Lar Gaúcho, Navegantes, Dom Bosquinho, Porto e Vila Santinha.

 

Zona 05 – Bernardeth, Vila Maria, Humaitá, Trevo, Parque Coelho, Cibrazén, Mate Amargo, Vila São Jorge, Marluz, Vila Maria José, Aeroporto e Vila Leônidas.

 

Zona 06 – Miguel de Castro Moreira, Municipal, Cohabs I e II, Hidráulica, Buchholz e Lagoa.

 

Zona 07 – Parque Marinha, Jardim do Sol, Parque São Pedro, Senandes, Boa Vista I e Boa Vista II.

 

Zona 08 – Bolaxa, Cassino, Querência, Abc 9, Abc X, Stella Maris, Princesa do Sul, Atlântico Sul e Parque Guanabara

 

Zona 09 – Vila da Quinta, Povo Novo, Taim, Ilha dos Marinheiros, Ilha do Leonídeo, Quitéria, Ilha da Torotama, Palma e Sítio Santa Cruz.

 

Zona 10 – Centro, Cidade Nova, Vila Peres, Vila Dias, Vila São Paulo, Parque e Salgado Filho.

 

COMO SOLICITAR CASTRAÇÕES

Quanto e onde: Para saber o local e a data em que serão distribuídas essas fichas, é preciso ligar para a Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos Animais (CMDDA), através do telefone 3233-7275.

Requisitos para solicitar a castração: Ser maior de 18 anos e morador de um dos bairros da região. Cada cidadão ou cidadã terá direito a apenas 01 (uma) ficha.

Documentos necessários: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência atualizado e inscrição no Cadastro Único.

Importante: O agendamento será realizado no ato da entrega das fichas, portanto, não é necessário levar o animal nesse dia. Maiores informações ligar para a Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos Animais (CMDDA), através do telefone 3233-7275. Se seu bairro não estiver descrito acima, contate a CMDDA e informe-se.

 

VANTAGENS DA CASTRAÇÃO

 

Nos machos:

  • Evita fugas;
  • Evita que o animal fique “agarrando” nas pernas das pessoas em uma tentativa frustrada de acasalar;
  • Evita tumores nos testículos;
  • Evita demarcação territorial (urinar por todos os cantos);
  • Evita agressividade aumentada devido à excitação sexual.

Nas fêmeas:

  • Evita tumores mamários;
  • Evita grave infecção uterina (piometra);
  • Evita gravidez psicológica e suas consequências como depressão e infecção das glândulas mamárias;
  • Evita o cio e, consequentemente, gravidez e aumento populacional de animais.

 

MITOS

Obesidade: animais tendem a ficar obesos por excesso de alimentação e não por causa da castração. Se o dono limitar a quantidade de alimentação fornecida ao seu animal, este permanecerá com o peso ideal e muito saudável;

Mudança de comportamento: animais castrados não ficam mais lentos e preguiçosos. O animal só ficará mais letárgico e apático se ganhar muito peso. À medida ele que envelhece, fica menos ativo e muitas pessoas associam este fato à castração.

 

Acessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!