Desde sua inauguração no mês de fevereiro, o Restaurante Popular Oriente Hias já serviu mais de 18 mil refeições, segundo dados da Gesto, organização de sociedade civil que é responsável pela gestão do local. Por meio da oferta de refeições a baixo custo, o restaurante tem oportunizado o acesso a uma alimentação saudável, balanceada e em quantidade necessária, proporcionando assim, melhores condições de vida a muitas pessoas do nosso município.
Destas refeições, 50 são disponibilizadas de maneira gratuita para pessoas em situação de rua, no Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). Além disso, 10 são encaminhadas para o Hospital Universitários, ação de contrapartida social da Gesto. O restante, 107 refeições diárias em média, são servidas no Restaurante Popular.
O restaurante está localizado no Bairro São Miguel, na Rua Rodrigo Duarte 537, em espaço cedido pela Associação de Amigos da Creche Doe Amor. O local é aberto a toda a comunidade, mas tem como público prioritário as pessoas beneficiadas com o Bolsa Família ou em insegurança alimentar, que são acompanhadas pelo CRAS e que não possuem acesso regular e continuo a alimentação.
Outra novidade implementada são os Grupos de Convivência, como de idosos e voltados para pessoas que convivem com HIV/AIDS, ação desenvolvida de forma conjunta entre SMCAS e Gesto. O Restaurante Popular, por meio do CRAS Dr. Lúcia Nader, também oportuniza no local um plantão social, ofertando a comunidade os serviços que são disponibilizados pelo CRAS. Além disso, a Secretaria tem aproveitado a presença do público no local para o atendimento do Cadastro Único.
Demanda Popular e a Gesto
A implantação do Restaurante Popular foi uma demanda da população rio-grandina, estabelecida por meio do Orçamento Participativo Popular (OPP) no ciclo de 2014 e 2015, quando foi votado com prioridade pelos delegados em assembleia no centro da cidade. Para poder atender a demanda, o Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), firmou termo de colaboração com o Grupo Pela Educação, Saúde e Cidadania (Gesto) para a instalação do Restaurante Popular em Rio Grande, que está em funcionamento desde o início do mês de fevereiro.
A Gesto é uma organização da Sociedade Civil OSC, sem fins econômicos, fundada em 2003 com o objetivo de contribuir com a diminuição das vulnerabilidades através da elaboração e desenvolvimento de projetos que contribuam para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida de famílias e indivíduos, em especial usuários das Políticas Sociais.
A organização já atuava a com o Restaurante Popular em Pelotas e também passou a ser a responsável pelo serviço em nossa cidade, colaborando com os alimentos in natura, além da elaboração e fornecimento das refeições. A produção é supervisionada periodicamente pela nutricionista da Gesto e pelas nutricionistas do Núcleo de Alimentação e Cidadania da SMCAS, responsáveis pelo desenvolvimento do Programa Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e que realizam avaliações nutricionais das refeições, buscando fornecer uma alimentação adequada e em quantidade suficiente.
Oriente Guimarães Salomão Hias
Pelotense, nascido em 6 de março de 1931 e professor na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mesmo antes dela ser federalizada, Oriente Guimarães Salomão Hias ministrou aulas para os cursos de Administração, Direito e Ciências Contábeis, com atuação maior na área da administração. Também funcionário do Banco do Brasil, Oriente Hias atuou na organização de diversos projetos sociais, alguns deles ligados à segurança alimentar da população.
Em 1993, por iniciativa de Herbert de Souza, o popular Betinho, são abertos comitês da cidadania pela vida, contra a fome e a miséria. Oriente é convidado a coordenar o comitê presente na Cidade do Rio Grande junto a outros rio-grandinos e rio-grandinas, atuando, de forma mais significativa, no combate à fome. Uma das campanhas mais reconhecidas realizadas pelo comitê e que mobilizava empresas e a comunidade rio-grandina, é o Natal Sem Fome, que tem o objetivo de arrecadar alimentos e distribuí-los às pessoas mais necessitadas.
Além do Natal Sem Fome, o comitê representado por Oriente foi responsável pela criação de campanhas em prol da sustentabilidade, além de padarias e hortas comunitárias. Já em 1996, Oriente Hias recebeu o título de cidadão rio-grandino, como reconhecimento pelo seu trabalho e por ter sido morador da cidade desde meados de 1954. Oriente Hias faleceu no ano de 2002, aos 71 anos.
Comunicação / Prefeitura de Rio Grande