Trabalhadores atuarão na área assistencial
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), recebeu nesta segunda-feira (5/08), 17 novos profissionais que foram convocados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no Concurso Público nº 01/2018. Os novos trabalhadores irão reforçar a equipe assistencial do Hospital. Atualmente, o quadro funcional do HU-Furg, entre administrativos e assistenciais, é composto 698 trabalhadores ligados à Ebserh.
Os novos profissionais são todos técnicos em enfermagem e irão atuar nas Unidades de Clínica Médica, Cirúrgica e Pediátrica, Traumatologia, Maternidade, Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e nas UTIs Geral e Neonatal. A integração ocorreu no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, das 9h às 16h, com a acolhida inicial realizada pela diretora da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas da Progep/Furg, Miriam Martinatto, que representou a reitora da Furg, Cleuza Sobral Dias. Em seu discurso, ela ressaltou a importância do papel dos novos colaboradores na assistência à saúde da população rio-grandina e da região. A diretora ainda enfatizou a vocação do Hospital, que também contribui na formação de novos profissionais.
Na sequência, a superintendente do HU-Furg/Ebserh, Sandra Crippa Brandão, apresentou o Hospital, mencionando a gestão compartilhada Furg/Ebserh, bem como a estrutura organizacional e o perfil institucional: especialidades, atendimentos, vínculos empregatício, equipes multiprofissionais e outros aspectos. A superintendente ressaltou a dupla finalidade do HU, "somos um Hospital público que presta atendimento à população, mas sobretudo, somos um Hospital de ensino, responsável por formar novos profissionais de áreas ligadas à saúde e a tantas outras, como engenharias". Sandra ainda lembrou que "diante da situação de crise que se encontra a saúde pública em Rio Grande e na região, o HU não tem medido esforços para atender seus usuários, resguardando a integridade de seus profissionais".
Em seguida, ocorreram as apresentações das gerências de Atenção à Saúde (GAS), de Ensino e Pesquisa (GEP) e Administrativa (GAD). Ao longo do dia, os profissionais também receberam orientações sobre seus direitos e deveres como trabalhadores da Ebserh, contratados em regime celetista, bem como instruções práticas relativas ao controle de ponto, avaliação de desempenho, capacitações, plano de atividades e segurança do trabalho. Após, os novos profissionais assinaram a contratação e conheceram o local de trabalho.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO / FURG- EBSERH