Projeto da prefeitura reutiliza pneus na construção de brinquedos para crianças
Variadas
Publicado em 05/08/2019

 

Perto de completar 2 anos de existência, o projeto “Reutilizar” vem se consolidando e se tornando referência na confecção de brinquedos  a partir de materiais recicláveis, principalmente pneus, que iriam para o descarte. O projeto foi apresentando oficialmente na Feira de Artesanato, Comércio, Indústria e Serviços do Rio Grande (40ª Fearg) do ano passado, durante o lançamento do programa da administração municipal “Rio Grande ComVida”, que visa a valorização das pessoas, a proteção e a qualidade de vida, junto ao desenvolvimento humano e a sustentabilidade socioambiental. Na edição deste ano da Feira os brinquedos estavam mais uma vez entre as atrações do estande da prefeitura e fizeram sucesso entre crianças e adultos.

A iniciativa do projeto surgiu na Secretaria de Controle e Serviços Urbanos (SMCSU) e a intenção é promover a reflexão sobre a temática ambiental, a partir de peças construídas com materiais descartados e reaproveitados pelo município. Entre os brinquedos produzidos estão motocicletas, pula-pulas e gangorras, que agora tem como destino as áreas de lazer das Emeis de Rio Grande e alguns espaços públicos da cidade.

O secretário de Controle e Serviços Urbanos do Município conta que a ideia do projeto nasceu a partir da observação da quantidade de pneus descartados indevidamente pelas vias do município, recolhidos pelas equipes de trabalho. Ele conta que são retirados das vias por ano entre 2 mil e 2.500 pneus e que parte vai para o projeto. “Um parte vai para o projeto e outra a prefeitura, através de parcerias, entrega para instituições que também fazem o reuso desse material”, explica Dirceu Lopes. Ele também explica que a produção dos brinquedos agora está voltada a uma ação transversal com a Secretaria de Município de Educação, com a destinação de 10 peças para cada uma das 17 escolas de educação infantil do município.

Quatro funcionários trabalham na Oficina da SMCSU no processo de montagem dos brinquedos, que é detalhado e leva em média 2 dias para a produção de cada unidade. O gerente de manutenção da Secretaria, Jeferson Graebin explica que quando o secretário da pasta levou a ideia do projeto para os funcionários, eles pesquisaram sobre iniciativas semelhantes e levaram em consideração “a funcionalidade do brinquedo, sua usabilidade, o tempo de execução e os materiais de que dispunham na oficina”. O servidor também conta que o trabalho é engrandecedor e que o esforço é recompensado sempre que encontram alguma criança fazendo uso dos brinquedos. “Nossa maior recompensa é vê-las utilizando, interagindo com as peças”, afirma. Depois de montadas as peças recebem pintura temática do artista rio-grandino Gui Gerundo.

 
 
 
COMUNICAÇÃO - Prefeitura Municipal do Rio Grande
Comentários
Comentário enviado com sucesso!