Cultura e arte ganham novo incentivo com o Procultura em Rio Grande
Variadas
Publicado em 09/08/2019

Considerado um fato inédito pelo prefeito rio-grandino Alexandre Lindenmeyer, o lançamento do edital do Programa Municipal de Fomento e Incentivo à Arte e à Cultura (Procultura), realizado quinta-feira (8) à tarde, em solenidade no São Nobre Deputado Carlos Santos, tem como finalidade o incentivo à produção cultural do município do Rio Grande em suas diversas manifestações. O cronograma definido prevê a publicação do edital nessa sexta-feira (9) e a abertura das inscrições a partir do dia 12 (segunda-feira) e até 13 de setembro desse ano. (Confira o cronograma completo abaixo.)

O Procultura vai priorizar a criação, produção, descentralização, promoção, circulação e fruição de bens e serviços culturais, estimulando o acesso às artes para a comunidade, no âmbito municipal, através de concessão de incentivo financeiro promovido pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC). O lançamento do edital foi realizado pela Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Cultura (Secult).

O Programa prevê a seleção de projetos a serem financiados pelo Fundo Municipal de Cultura. Será concedido o valor total de R$ 100.000,00 (cem mil reais) a serem distribuídos de acordo com os projetos apresentados e avaliados pela CAPC – Comissão de Análise de Projetos Culturais. O valor máximo concedido para cada projeto será de R$ 10.000,00 (dez mil reais), podendo este valor financiar até 100% (cem por cento) do valor total do projeto (o valor a ser contemplado será passível de retenção de impostos estabelecidos em lei). A Secult ministrará para a comunidade oficinas gratuitas (em cronograma a ser divulgado pela unidade), a fim de orientar sobre os pré-requisitos exigidos pelo edital e formas e participação.

Ao se manifestar, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Miguel Isoldi também se referiu ao momento como mais um ato histórico e de conquistas para todos os segmentos da Arte e Cultura rio-grandina. Sintetizou dizendo que “a sociedade civil vai ter acesso a recursos públicos para ser protagonista das suas próprias ações na área cultural”. Para ele, a Cultura está impregnada em cada camada da sociedade.Cronograma

 

  • Publicação Edital: 9 de agosto de 2019
  • Inscrições: de 12 de agosto a 13 de setembro de 2019
  • Oficinas do Edital: de 19 a 30 de agosto de 2019
  • – (Centro, Quinta, Cassino, Parque Marinha e Zona Oeste)
  • Homologação pela Comissão de Apoio: 19 de setembro de 2019
  • Seleção pelo CAPC: de 9 a 25 de outubro de 2019
  • Publicação dos resultados: 28 de outubro de 2019
  • Entrega dos certificados e assinatura do contrato: 26 de novembro
  • Período de realização do projeto: de dezembro/2019 a dezembro/2020

Assessoria de Comunicação PMRG

Comentários
Comentário enviado com sucesso!