A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Rio Grande (COMPDEC) vai promover na próxima semana três eventos de forma integrada. No dia 20 de agosto acontece a abertura da Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil, instituída através da Lei nº 8396/19. No dia 21 de agosto, dentro da Semana, será realizado o 3º Encontro Regional de Gestores de Riscos e Desastres. Além destes, na data de 23 de agosto, acontecerá uma solenidade para a entrega da “Medalha Amigo da Defesa Civil”. O coordenador da Defesa Civil em Rio Grande, Paulo Renato Mattos Gomes, disse que a iniciativa visa também apresentar o trabalho permanente desempenhado pelo órgão de proteção e defesa.
As atividades acontecerão no Salão Nobre Deputado Carlos Santos e contarão com uma extensa programação. O 3º Encontro Regional de Operadores de Gestão de Riscos e Desastres é uma parceria da Defesa Civil do município com a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil-CREPDEC 04 e 3º Batalhão de Bombeiro Militar e vai reunir gestores que atuam nas questões de defesa civil a nível municipal e regional, bem como na prevenção de riscos e desastres. O objetivo é a preparação e planejamento para o enfrentamento a emergências e efeitos de eventos adversos.
Na grade do 3º Encontro Regional de Gestores de Riscos e Desastres, os participantes terão a oportunidade de aprender e aprimorar conhecimentos sobre enchentes, inundações e alagamentos, monitoramento meteorológico, planos de resposta, emergência, entre outros. A mesa de abertura do encontro contará com as participações do vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil de Rio Grande, Paulo Renato Mattos Gomes, do prefeito Alexandre Lindenmeyer, e do coordenador do CREPDEC 04, o Ten. Cel Leonardo Nunes.
Lançamento do Projeto Defesa Civil na Escola
Compondo a programação da Semana, a Defesa Civil vai apresentar no dia 20 de agosto, às 10h da manhã, oo Projeto Defesa Civil na Escola. Ele será desenvolvido em duas fases, a primeira o lançamento de uma Cartilha voltada aos alunos da rede municipal de ensino (5 e 6º ano do ensino fundamental), possibilitando o conhecimento do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil junto aos órgãos institucionais, secretarias operacionais e voluntários e ainda contendo orientações de prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros e entretenimento. A equipe da Defesa Civil fará visitação nas escolas com palestras neste sentido.
A segunda etapa do projeto diz respeito à capacitação dos profissionais da educação. A Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Educação em Urgências, SMED e voluntários do NUPDEC Socorristas, realizará capacitação em noções básicas de primeiros socorros. O curso será realizado em quatro edições em 2019 (agosto, setembro, outubro e novembro), estimando capacitar 600 profissionais da Rede Municipal, sendo 150 em cada encontro. Seguindo no mesmo cronograma, para 2020 a expectativa é de capacitar 1800 professores/servidores. O curso aborda ocorrências específicas que podem acontecer no ambiente escolar, como convulsão, desmaio, queda, sangramento nasal, engasgo, entre outros, sendo dividido em parte teórica e prática, com realização de oficinas. Essa capacitação obedece a Lei Lucas (Lei Federal 13.722).
Cerimônia de entrega da Medalha Amigo da Defesa Civil
Criada também pela Lei 8396/19, o objetivo do mérito é reconhecer aqueles que se dedicam nas questões relacionadas à proteção e defesa civil, bem como em apoio às ações da COMPDEC. Os homenageados foram avaliados e aprovados pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, cujas reuniões foram retomadas este ano pela administração municipal. O coordenador da Defesa Civil disse que o objetivo da honraria “é agradecer e reconhecer o trabalho dos órgãos que auxiliam nas ações da defesa civil, uma vez que nosso trabalho é um trabalho coletivo”, destacou o vice-prefeito.
Assessoria de Comunicação / PMRG