SMS trabalha com intensificação da vacina contra o sarampo em crianças
Variadas
Publicado em 23/08/2019

A Secretaria de Município de Saúde informa que, a partir de nota normativa divulgada pelo Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, da Secretária de Vigilância em Saúde, foi recomendado que crianças de 6 a 11 meses de idade sejam vacinadas contra o sarampo. Trata-se de uma intensificação da imunização contra a doença, que tem registrado grande incidência em alguns estados do país, especialmente em crianças da faixa etária priorizada, o que motivou a ampliação da proteção.

A “dose zero”, como foi nomeada, será a mesma vacina Tríplice Viral aplicada em crianças a partir de 1 ano, mas irá contemplar também o público de idade inferior, ou seja, de 6 a 11 meses. O objetivo é reduzir a ocorrência da doença neste grupo e, consequentemente, o risco de complicações, hospitalizações e óbitos.

O município do Rio Grande não possui nenhum caso confirmado da doença neste ano, assim como ocorre no restante do estado do Rio Grande do Sul. A SMS já está informando as unidades de saúde a respeito da medida, para que estejam cientes e preparadas para atender a demanda. Todas as unidades estão equipadas com as doses da vacina tríplice viral.

Até o dia 10 de agosto, foram 1680 casos confirmados de sarampo em todo país. Entretanto, nas últimas semanas os índices cresceram consideravelmente, especialmente no estado de São Paulo, que, até a última terça-feira (20), já havia registrado quase 1800 casos em seu território. Além de São Paulo, outros estados também se encontram em situação de surto: Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Espirito Santo, Sergipe, Piauí e Paraná.

 

Assessoria de Comubicação / PMRG

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!