Semana da Pátria é aberta oficialmente com o acendimento da Pira da Pátria
02/09/2019 15:03 em Variadas

Na manhã desta segunda-feira (02), foi realizado ato de acendimento da Pira da Pátria, monumento localizado na esquina da Rua Duque de Caxias com a Rua Marechal Floriano. A cerimônia é uma realização da Prefeitura do Rio Grande, por meio da Comissão da Pátria 2019 e representa o início oficial das comemorações da Semana da Pátria no Município. A chama simbólica foi conduzida pelo vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes e pelo corredor Gerson Marinho, que foi responsável pelo acendimento da Pira da Pátria. O fogo simbólico permanecerá aceso no local até o dia 7 de Setembro, quando acontecerão os desfiles escolares e a cerimônia de Extinção do Fogo Simbólico.

A chama foi conduzida até o Largo Duque de Caxias pelos membros da Associação dos Corredores de Rua do Rio Grande (Acorrg) Gerson Marinho, Daniela Lourenço, Mara Lucia da Silva e Nelson Simões. O fogo simbólico estava sob a guarda da Escola Municipal Cipriano Porto Alegre desde o dia 20 de agosto, quando foi recepcionada em nossa cidade.

O vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, que participou representando o prefeito Alexandre Lindenmeyer, oficializou a abertura da Semana da Pátria e também desejou igualdade social e oportunidades para todos os brasileiros. “Quero em nome do Prefeito Alexandre, cumprimentar todos os rio-grandinos, todos os gaúchos e todos os brasileiros e declarar aberta a Semana da Pátria, alusiva a Independência do Brasil. Que a gente possa continuar trabalhando com amor a nossa pátria. Que possamos ter, cada vez mais, oportunidade para todos, que possamos crescer e ter igualdade social, e que possamos ter realmente amor por esse Brasil”, declarou.

O ato em frente a Pira da Pátria contou com apresentações musicais da Banda da EMEF Helena Small, e da banda do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO Sul), que tem sede em Pelotas. Alunos da Escola Cipriano Porto Alegre ocuparam parte da Praça Xavier Ferreira e também acompanharam a cerimônia.

Como parte da programação da Semana da Pátria, está a disposição da comunidade rio-grandina a Exposição das Forças Armadas, que está localizada no estacionamento em frente ao prédio da Prefeitura Municipal. A mostra conta com itens e veículos da Marinha, Exército e Corpo de Bombeiros, e acontece até as 17h.

Significado do Ato Histórico “Fogo Simbólico da Pátria”

Em 1937, no Rio Grande do Sul, um grupo de patriotas procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Surgiu a ideia do fogo, companheiro do homem desde a pré-história e que, nos tempos modernos, passou a ser cultuado durante as olimpíadas. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer o território nacional em peregrinação cívica.

A Liga da Defesa Nacional se juntou aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento realizado pela primeira vez em 1938, num pequeno percurso de 26 quilômetros, entre as cidades gaúchas de Viamão e Porto Alegre.

O gesto simbólico que o fogo conclama é: “Juntarmo-nos todos para dedicar uma parcela do nosso tempo ao cultivo do civismo, do amor à pátria como fator de coesão nacional. O fogo ardendo representa esse sentimento de luz e fonte inesgotável de energia a nos indicar o melhor caminho”.

 

 

Assessoria de Comunicação / PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!