O projeto “Promotores da Paz”, da Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), surgiu a partir da iniciativa de uma equipe de guardas municipais que pensou em implantar ações de aproximação dos estudantes da Rede Escolar Municipal com o meio onde convivem, a comunidade escolar.
Ele existe há dois anos e a metodologia atual consiste na realização de sete encontros por escola, durante todo o ano letivo, em parceria com a Secretaria de Educação (SMEd). Em 2019 os Promotores da Paz estão visitando quinze turmas na educação pública, que incluem um público de aproximadamente 300 alunos.
Durante o ciclo de encontros, a equipe da Guarda Municipal de Rio Grande realiza palestras com os estudantes, cujo propósito é despertar nos alunos reflexões sobre cidadania, pertencimento e zelo por tudo que está no meio em que estão inseridos. Uma das integrantes do projeto, a guarda municipal Renata Dimússio, explicou como o debate é introduzido nas salas de aula: “A gente busca levar conceitos já conhecidos por eles, mas dentro de uma visão daquilo que se entende por segurança pública. E assim nós trabalhamos diversos temas com eles, como violência, bullying, drogas, no sentido de que ele venham a ser reforçados no posicionamento deles como cidadãos. Não apenas no comportamento dentro da sala de aula, mas no reflexo desses temas na sociedade ”, argumentou.
As abordagens também incluem a construção da ideia de uma “geração cidadã”, convidada, por exemplo, a tornar a própria escola um lugar mais colorido, contribuir para uma cidade limpa através de práticas de reciclagem, impulsionar boas ideias e iniciativas e auxiliar todos que precisam de ajuda.
A vice-diretora da instituição, Vivian Langorte, contou como o projeto tem auxiliado no dia a dia dos alunos na escola. “A gente observa que os adolescentes em geral costumam abordar os colegas de maneira muito violenta, por vezes num jogo ou até mesmo na própria sala de aula. Então trazer o projeto “Promotores da Paz” pra dentro da escola, com essas conversas, esses diálogos e palestras com os guardas, sempre surte um efeito muito positivo nesse público”, assinala.
Assessoria de Comunicação/PMRG