Chama Crioula chega a Rio Grande para início dos Festejos Farroupilhas de 2019
12/09/2019 16:29 em Variadas

Na manhã desta quarta-feira (11), a Chama Crioula chegou a Rio grande para a cerimônia que marca a abertura dos Festejos Farroupilhas 2019. O ato ocorreu na Praça Tamandaré, em frente ao monumento Túmulo de Bento Gonçalves, onde a chama foi acesa pelo vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes e pelo Coordenador da 6ª Região Tradicionalista, Roberto Ferreira. A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal e pela Comissão Farrapa, que também são responsáveis pelas atividades que compõe programação da a Semana Farroupilha do Rio Grande.  Após acessa a centelha, a chama foi distribuída entre as instituições e CTGs presentes.

Neste ano, a chama foi acessa em 10 de agosto, no município de Tenente Portela, no norte do estado, cidade próxima da divisa com o estado de Santa Cataria.  Para que chegasse a Rio Grande, a chama foi transladada por cavalarianos que viajaram por mais de 680 km. Como parte da cerimônia de hoje, foi concedido um certificado a cada um dos gaúchos que acompanharam a chama durante o trajeto.

Em sua fala, o vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, destacou o respeito às tradições e a cultura que o povo gaúcho traz consigo. “A data de 20 de setembro que condiz tão bem com o sentimento de amor, igualdade, respeito e, em especial, de liberdade desse povo gaúcho e de suas tradições. E Rio Grande tem trabalhado muito no que tange ao tradicionalismo, que diz respeito a nossa cultura. O povo gaúcho traz no sangue essa cultura, de respeito e de liberdade. Que nossa senhora aparecida nos de força e nos abençoe durante esses dias, até a nossa data maior, com o desfile de 20 de Setembro”, declarou.

Para o coordenador da 6ª Região Tradicionalista, Roberto Ferreira, a chama crioula foi se intensificando durante o trajeto até rio grande, alimentada pelos sentimentos que movem as tradições gaúchas.  “Essa chama saiu pequena de Tenente Portela, e veio crescendo, se alimentando no caminho de amor, coleguismo, amizade e de tradicionalismo. Esse é o nosso símbolo maior, e a cada parada a chama aumentava um pouco mais. Há 72 anos que nós estamos fazendo esse mesmo ritual, e é por isso que eu digo que a chama sempre vai ser maior cada ano. Então aos cavalarianos eu agradeço por esse translado, que ocorreu dentro da maior ordem e tradicionalismo. Esse sentimento de vocês, de cada um dos presentes, e das entidades que apoiam o movimento tradicionalista é que deixa essa chama ainda mais forte”, afirmou.

 

   

  

 

  

 

 

Acessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!