7º Concaic debate metas e objetivos para os próximos dois anos do Centro
17/09/2019 13:17 em Variadas

Nesta segunda-feira, 16, aconteceu a 7ª edição do Congresso do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Concaic). Com o tema "O que fomos, o que somos, o que queremos ser", o evento tem o objetivo de avaliar o funcionamento do centro, e, ainda, debater e propor as metas e objetivos a serem implementados durante os próximos dois anos – intervalo no qual o congresso é realizado. Durante a abertura, o servidor e ex-diretor do Caic, André Lemes, dirigiu sua fala em ordem de resgatar a história do próprio evento.

O evento

Tendo sua primeira realização acontecido em 2006, o Congresso do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente se apresenta como uma via democrática para a construção do futuro do Caic. Com o respaldo da comunidade que faz o centro acontecer – trabalhadores, diretores, estudantes, familiares e comunidade -, o Concaic existe para traçar metas e ações a serem desempenhados e atingidos para os próximos dois anos. Por isso, ele acontece em um intervalo de dois em dois anos.

A partir de 2010, foi concebido o “Pré-Concaic”, edição que acontece previamente ao congresso e que tem por intuito a avaliação das metas e objetivos propostos para o período vigente, para se pensar com mais clareza os próximos objetivos e metas a serem debatidos e discutidos durante o Concaic. Por isso, durante o evento, sua abertura consiste em um espaço aberto para a discussão entre todos os atores presentes, assim desenvolvendo um brainstorm sobre grande parte dos aspectos a serem postos em pauta na oportunidade.

 

De acordo com a diretora do Caic, Liane Marques, nesta edição, em função dos 25 anos do centro, o clima diário é de resgate histórico, e não seria diferente durante a realização do congresso. Uma das falas durante a abertura foi do servidor André Lemes, ex-diretor do Caic, estando no cargo em 2006, durante a primeira realização do evento. Em sua fala, destacou a importância do Concaic como agente transformador não apenas da própria escola, mas também das pessoas envolvidas com as atividades cotidianas que fazem do centro o que ele é e pode vir a ser.

No período da tarde, os participantes foram divididos em grupos de acordo com determinados eixos temáticos, assim concebendo metas e objetivos específicos. Segundo Liane Cada sala vota e aprova suas metas de maneira independente, e então, ao fim do evento, é realizada uma plenária para que todos os presentes possam debater os resultados obtidos nos grupos temáticos, assim sendo feitas – quando necessárias – determinadas modificações para viabilizar a execução dessas metas.

Nesta edição, as temáticas disponíveis foram para as áreas: “Programa Saúde na Escola”, “Depressão na infância e na adolescência”, “Inclusão”, “Diversidade”, “Processos Avaliativos”, “Profissão e prática docente”, “Cidadania e Direitos Humanos”, “Infraestrutura” e “Projetos”.

De acordo com a diretora, também se sentiu a necessidade de debater com os presentes, a realidade sociopolítica em que o país se encontra neste momento, e portanto, este foi um dos assuntos debatidos durante o encontro.

Quem são os atores que participam do Concaic?

De acordo com a diretora liane, são atores responsáveis pela avaliação e proposição de metas e objetivos todos os funcionários do Caic, sendo eles servidores públicos ou terceirizados - sem distinção de cargo ou função -, profissionais da área da saúde, bolsistas de graduação, bolsistas de pós-graduação, estagiários, estudantes, famílias e a comunidade atendida por meio das ações de extensão. Assim, dessa forma, o congresso é pensado e realizado pelo conselho do Centro, o qual é composto por representantes dos supracitados setores.

A importância do Concaic!

“Esse evento nos permite renovar as esperanças, e nos permite, também, observar determinados pontos que nos passam batidos em função do cotidiano e da rotina diária. Se a gente não parar um pouco, o cotidiano vem nos atropelando, e esse evento oferece a oportunidade para que todos os atores que formam e fazem o Caic acontecer possam colaborar com seus pontos de vista e suas visões sobre o que podemos melhorar e o que podemos ajustar para sermos cada vez melhor”, aponta a diretora. São exemplos de conquistas atingidas por meio do congresso a disponibilização de Educação de Jovens e Adultos, por exemplo, assim como a ampliação da educação infantil com a implementação da creche junto ao Centro.

Assessoria de Comunicação / FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!