Executivo entrega ao Legislativo proposta para construção da Central de Resíduos Sólidos
18/09/2019 14:18 em Variadas

O prefeito Alexandre Lindenmeyer protocolou na Câmara de Vereadores o projeto de lei 079 que trata da autorização ao Executivo para contratação da operação de crédito junto ao BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, até o valor de R$ 45 milhões, destinados à construção e instalação da Central de Resíduos Sólidos do município. A entrega oficial do projeto foi realizada na sede do Legislativo, no começo da noite de segunda-feira (16), à presidenta e vereadora Andrea Westphal.

Com o projeto, o governo municipal pretende realizar a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) para a promoção da sustentabilidade socioeconômica e ambiental, assim como a melhoria na qualidade de vida dos moradoresDurante a entrega do projeto, o prefeito ressaltou que, depois de vários estudos técnicos, inclusive após ouvir o Ministério Público, ouve entendimento de que a proposta apresentada à Câmara representa uma solução em relação ao tratamento dos resíduos, a partir do momento da destinação correta e transformação dos resíduos em energia e dos materiais reutilizáveis para obras públicas e outros fins. “O projeto não é só para esse governo, mas transcende, e sua aprovação é necessária”, acentuou Alexandre.

O secretário Dirceu Lopes (Secretaria de Município de Controle e Serviços Urbanos) citou que a proposta foi elaborada a partir da criação de um Grupo de Estudos e elencou uma série de objetivos com o projeto. Entre os quais citou que o projeto visa promover alternativa sustentável, ambiental e, economica para a destinação dos RSU (resíduos sólidos), transformando-os de passivos em ativos. Citou que o projeto visa ampliar a quantidade de locais para o descarte apropriado de resíduos classe II, qualificando mais 10 áreas do município que serão destinadas a entrega voluntária (Ecopontos).

Além de implantar a Central Municipal de Transformação de Resíduos Sólidos Urbanos do Rio Grande, outros objetivos com o projeto são: remediar o antigo lixão da Vila Maria dos Anjos e tratar o chorume e o Aterro Sanitário; aumentar a oferta de material reciclável para as cooperativas de recicladores; proporcionar benefícios imensuráveis na qualidade de vida da população atual e gerações futuras; e qualificar espaços urbanos que atualmente são potenciais geradores de doenças, devido ao acúmulo do descarte irregular de inservíveis.

Além do prefeito e do secretário de Controle e Serviços Urbanos (SMCSU), a entrega do documento à Câmara foi prestigiada pelo vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, pelo chefe de gabinete do prefeito, Paulo Rodrigues, vereador Rovam Castro (líder da Bancada do PT).

 

Acessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!