Cúpula do clima na ONU debate ações para conter o aquecimento global
Variadas
Publicado em 23/09/2019

papa Francisco disse que os compromissos globais para combater a crise climática "ainda são muito frouxos" e questionou se há uma "verdadeira vontade política" para responder à emergência do clima. O pontífice participou por videoconferência na Cúpula do Clima, que acontece em Nova York nesta segunda-feira (23), mas sua mensagem foi interrompida por problemas técnicos.

Papa Francisco participa por videoconferência de Cúpula do Clima da ONU.

Papa Francisco participa por videoconferência de Cúpula do Clima da ONU. (Foto: Lucas Jackson/Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou de surpresa no auditório da ONU onde acontece a Cúpula do Clima nesta segunda-feira (23). Trump não havia confirmado presença anteriormente. Sua ausência era um dos pontos mais comentados na reunião, convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. Trump chegou durante o discurso do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e ouviu a fala da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, antes de deixar o auditório.

Presidente americano Donald Trump aparece de surpresa na Cúpula do Clima da ONU, em Nova York, nesta segunda (23).

Presidente americano Donald Trump aparece de surpresa na Cúpula do Clima da ONU, em Nova York, nesta segunda (23). (Foto: Saul Loeb/AFP)

No discurso de abertura do encontro, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres disse que "estamos perdendo a corrida da emergência climática, mas ainda podemos vencê-la". A jovem ativista sueca Greta Thunberg também discursou na sessão. Ela responsabilizou os adultos pela emergência climática e disse que seus sonhos e infância foram roubados com "palavras vazias".

Secretário-geral da ONU Antonio Guterres discursa na Cúpula do Clima em Nova York nesta segunda (23).

Secretário-geral da ONU Antonio Guterres discursa na Cúpula do Clima em Nova York nesta segunda (23). (Foto: Johannes Eisele/AFP)

Ativistas que cobram mais ações de políticos americanos para combater as mudanças climáticas interditaram ruas importantes da capital dos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), chamando atenção para a cúpula do clima da Organização das Nações Unidas (ONU) à qual líderes de cerca de 60 países comparecerão.

Manifestantes fecham o trânsito em Washington em protesto por ações contra o aquecimento global

Manifestantes fecham o trânsito em Washington em protesto por ações contra o aquecimento global (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)

A Amazônia está se tornando uma savana e não combater completamente o desmatamento "será um suicídio", alertou o cientista brasileiro Carlos Nobre no domingo (22) na ONU. Ele é um dos especialistas em florestas tropicais mais respeitados do mundo. "Há indícios de que o processo de savanização começou" em mais da metade da floresta, disse Nobre, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade Federal de São Paulo, em entrevista à AFP na véspera da cúpula climática na ONU.

 Carlos Nobre

Carlos Nobre (Foto: GloboNews)

Inspirada em uma ação feita na Islândia há algumas semanas, um grupo de pessoas na Suíça realizou no domingo (22) um funeral simbólico pelo desaparecimento de uma das geleiras mais estudadas do mundo, a Pizol, em consequência dos efeitos do aquecimento global. Cerca de 250 pessoas, algumas vestidas de preto, se reuniram após duas horas de trilha pela antiga geleira, localizada perto de Liechtenstein e da Áustria, a 2.700 metros de altitude.

Pessoas participam de cerimônia para marcar a 'morte' da geleira Pizol no domingo (22) em Mels, na Suíça.

Pessoas participam de cerimônia para marcar a 'morte' da geleira Pizol no domingo (22) em Mels, na Suíça. (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)

Entenda quem é a ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, considerada a inspiradora de um movimento de estudantes que, na sexta-feira (20), realizou a terceira greve global pelo clima. Os protestos também ocorrem em cidades do Brasil.

Greta Thunberg, de 15 anos, protesta em frente ao Parlamento da Suécia com o cartaz: 'Greve das escolas pelo clima'

Greta Thunberg, de 15 anos, protesta em frente ao Parlamento da Suécia com o cartaz: 'Greve das escolas pelo clima' (Foto: TT News Agency/Hanna Franzen via Reuters)

No discurso de abertura da cúpula, a ativista Greta Thunberg disse que os jovens são uma força "imparável" em pressionar os líderes mundiais a agir sobre as mudanças climáticas. Greta, que fará um discurso no evento principal Cúpula do Clima nesta segunda-feira (23), afirmou também que a "greve global pelo clima" de sexta-feira (20) demonstrou o impacto dos jovens na batalha para salvar o planeta.

António Guterres e Greta durante abertura da Cúpula Climática da ONU em Nova York
 
Portal de Notícias/G1.com
Comentários
Comentário enviado com sucesso!