Iluminação de LED do acesso sul à cidade está em fase de testes
08/10/2019 15:07 em Variadas

O novo sistema de iluminação pública do acesso sul da cidade está em fase de testes. Na noite de domingo (6), as luminárias de LED foram acesas na avenida Saturnino de Brito e, para esta segunda-feira (7), está previsto o acionamento do sistema na avenida Viscondessa da Graça. A mudança faz parte das iniciativas de requalificação e atualização de tecnologia daquelas vias.

Prefeitura está à frente das mudanças, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que participa com fiscalização e gerência. As obras de iluminação são executadas pela empresa Veiga Engenharia, e o projeto é de autoria da própria Seplag, idealizado pelo engenheiro-eletricista André Sedres Alves. O investimento no novo sistema é de R$ 216 mil, custeado pela linha de crédito Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Federal.

Saturnino de Brito

Vinte luminárias de LED, instaladas em dez postes brancos, metálicos, no canteiro central da avenida Saturnino de Brito, entraram em funcionamento na noite de domingo. A etapa é de testes, conforme explica o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

Visual moderno contempla moradores e visitantes da cidade – Fotos: Igor Sobral

A mudança, esclarece o gestor, causa impacto positivo a quem mora nas imediações ou se utiliza da via para deslocamento. "A transformação oferece mais claridade, luz branca, maior nitidez e economia com energia", enfatiza Ramalho.

Viscondessa da Graça

Nesta segunda-feira, equipe trabalhou na instalação e ligações da fiação nos oito postes do canteiro central da avenida Viscondessa da Graça. A ideia é acionar o novo sistema, para avaliação do funcionamento, à noite.

Equipe trabalha na fiação do sistema na Viscondessa da Graça – Fotos: Igor Sobral

Os postes das duas rótulas – da avenida Brasil e do encontro da Saturnino com a Viscondessa – aguardam a parte ornamental, com o modelo de pétala comportando três luminárias cada um. A iluminação de LED no acesso sul, pelos canteiros centrais, irá da avenida Brasil até a rua Siqueira Campos. A potência mínima das luminárias é de 140 watts.

Na Viscondessa da Graça, os postes não foram fixados diretamente no canteiro central. Foi preciso ancorar as estruturas metálicas em blocos de concreto, tendo em vista que o local conta com rede subterrânea de drenagem, que impediu escavações à profundidade necessária para implantação dos postes.  

As estruturas de concreto serão pintadas de branco, para acompanhar o padrão dos postes, e transformadas em floreiras, recebendo jardinagem.

Todo o aparato de iluminação pública (braços e luminárias) instalado nos postes da CEEE, no canteiro central, será retirado e entregue ao Departamento de Iluminação Pública (DIP), para aproveitamento em outras áreas da cidade.

Acessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal da Cidade de Pelotas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!