4ª edição da Fresta – Mostra Audiovisual começa nesta quinta-feira, 17
15/10/2019 12:44 em Variadas

Chegando em sua 4ª edição em 2019, a Fresta – Mostra Audiovisual, evento promovido pelos cursos de Artes Visuais - licenciatura e bacharelado, do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG, começa nesta quinta-feira, 17, no Prédio das Artes Visuais, localizado no Campus Carreiros. Na oportunidade, além da exposição de trabalhos e da Mostra de curtas, a iniciativa – que conta com atividades até 15 de novembro - traz também como atrações uma exposição em homenagem a Claudia Paim, a produção audiovisual dos convidados André Parente e Lucas Parente, os filmes-intervenções do I Festival Internacional de Performances Mínimas Urbanas e o filme Mirante, de Rodrigo John.

O projeto Fresta, criado pelos professores Ana Maio e Marcelo Gobatto, tem o objetivo de promover e divulgar a produção artística em cinema e vídeo experimental, além de assegurar um espaço cultural de difusão, exposição e formação em Artes Visuais, assim contribuindo com as reflexões e as pesquisas acerca do tema e a respeito da arte contemporânea no Brasil. A abertura do evento acontecerá nesta quinta-feira, 17, às 13h30, na Oficina de Vídeo do Prédio de Artes, localizado no Campus Carreiros.

Programação de abertura

Na oportunidade, estará presente o artista visual e cineasta André Parente (UFRJ) que apresentará um programa de 10 filmes e vídeos seguido de comentários sobre o compilado. Às 17h, na Sala de Experimentação, haverá a abertura da exposição homenagem à Claudia Paim. Logo após, terá a sessão comentada de filmes e vídeos de Lucas Parente, inclusive com lançamento de filme inédito.

Na sexta, 18, às 14h, na Oficina de vídeo acontece a exibição do I Festival Internacional de Performances Mínimas Urbanas em vídeo e do programa de curtas da FRESTA, contando com uma roda de conversa com as professoras Ana Maio e Janice Appel, juntamente com os professores Marcelo Gobatto e Cláudio Tarouco de Azevedo dos cursos de Artes Visuais do ILA. O evento é organizado por Elia Torrecilla e Miguel Molina, por meio de uma parceria com a Universitat Politècnica de València e do artista Domingo Mestre.

O festival tem como tema "Corpo Urbano em Ação", e reúne um conjunto de trabalhos videográficos (registro de ações, intervenções, videoperformances) ocorridos no espaço urbano por meio de gestos performativos mínimos na vida cotidiana.

No mais, o evento conta com uma vasta programação, que dura até o dia 15 de novembro. Para ficar por dentro do que acontece na 4ª edição da Fresta e das próximas atividades do projeto, continue acompanhando o portal da FURG e a página do evento no Facebook.

Sobre os convidados

Andre Parente é artista e teórico do cinema e das novas mídias, e, também, ocupa o cargo de professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1987 obteve o doutorado na Universidade de Paris 8 sob a orientação de Gilles Deleuze. Em 1991 fundou o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem) da UFRJ. Entre 1976 e 2018 produziu inúmeros vídeos, filmes e instalações nos quais predominam a dimensão experimental e conceitual. Seus trabalhos foram apresentados no Brasil e no exterior, a exemplo de países como Alemanha, França, Espanha, Suécia, México, Canadá, Argentina, Portugal, Colômbia e China.

Lucas Parente, por sua vez, dedica-se ao cinema e à escrita, além de desenvolver pesquisas independentes voltadas para a história da imagem, das cidades e das religiões. O pesquisador tem realizado projetos em parceria com diversos artistas e cineastas, e, entre seus trabalhos, se destacam A Bela e a Fera ou Uma Ferida Grande Demais, vídeo-instalação feito em parceria com André Parente e exposta no Museu de Arte do Rio (MAR), em 2014, SatanSatie ou Memórias de um Amnésico (2015), média-metragem co-dirigido com Juruna Mallon e Calypso (2018), longa-metragem co-dirigido com Rodrigo Lima.

Homenagem

Em sua mais recente edição, a Fresta se prepara para realizar uma homenagem à artista brasileira Claudia Paim (1961-2018), exibindo obras recentes em videoperfomance, arte sonora, videoarte e registros de performances realizadas no Prédio das Artes durante as atividades do projetoRuído&Gesto. Este evento foi criado e organizado pela artista, ativo de 2012 a 2016, no período em que atuou como professora dos cursos de Artes Visuais do ILA - FURG.

Claudia e sua produção em performance são referências na arte contemporânea brasileira e latino-americana, desafiando os lugares-comuns da arte com a intensidade e a força que lhe era característica. Mas não só na performance que a artista tinha sua importância, uma vez que, enquanto pesquisadora, realizou pesquisa inédita e pioneira a respeito dos espaços da arte contemporânea e os coletivos de artistas no Brasil e América Latina entre os anos 2000 e 2009, durante mestrado e doutorado em História, Teoria e Crítica da Arte no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Por todas suas conquistas, relevância e importância não só para a arte, mas para a pesquisa em arte no âmbito acadêmico, Claudia Paim recebe as justas homenagens do instituto em que dedicou seus últimos anos de atividade.

Assessoria de Comunicação / FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!